FORMAÇÃO EM EJA E DIVERSIDADE(S): A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CIVEJA / UNILAB

Autores

  • Elisangela André da Silva Costa Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB
  • Jacqueline Cunha da Serra Freire Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB
  • Ana Paula Sthel Caiado Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB
  • Sinara Mota Neves de Almeida Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.481

Resumo

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre os limites e possibilidades encontrados no desenvolvimento do Circuito Intercultural de Vivências em Educação de Jovens e Adultos (CIVEJA) - projeto vinculado ao Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul (ECOSS), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Metodologicamente optou-se pelo relato de experiência, analisando de forma específica o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) e o Curso de Atualização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Diversidade(s). Os resultados desta reflexão apontam que o foco EJA e diversidades, definido como eixo central das ações do CIVEJA, traduziu o compromisso da UNILAB com a integração e a interculturalidade e que as experiências desenvolvidas durante o citado projeto contribuíram para a discussão dos aspectos que caracterizam a EJA nos municípios abrangidos e se traduziram em um amplo processo educativo na perspectiva da extensão universitária referenciado na educação popular.

PALAVRAS-CHAVE: EJA. Formação Continuada. Diversidades.

 

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Biografia do Autor

Elisangela André da Silva Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Professora Adjunta do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, nos cursos de licenciatura, com atuação nas disciplinas de Didática, práticas de ensino e Estágio Curricular Supervisionado.

Jacqueline Cunha da Serra Freire, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará. Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, com atuação na área de Educação, Currículo, Práticas educativas e Estágio Supervisionado. Pesquisadora do campo de juventude(s). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas e Cooperação Sul-Sul – ELOSS

Ana Paula Sthel Caiado, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, com atuação na área de Fundamentos Psicossociais e Estágio Supervisionado.

Sinara Mota Neves de Almeida, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Doutora em Educação Brasileira pelo Universidades Federal do Ceará. Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, com atuação na área de Práticas Educativas e Estágio Supervisionado

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Publicado

2016-05-25

Como Citar

Costa, E. A. da S., Freire, J. C. da S., Caiado, A. P. S., & Almeida, S. M. N. de. (2016). FORMAÇÃO EM EJA E DIVERSIDADE(S): A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CIVEJA / UNILAB. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 4(1), 335–350. https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.481