EM TEMPOS DE SUPERDIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DOS PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Mariana Schuchter Soares Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Michele Cristina Ramos Gomes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Claudia Peters Salgado Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.474

Resumo

RESUMO: Por vivermos em uma época da superdiversidade, caracterizada por um aumento na tessitura da diversidade nas sociedades contemporâneas e pelo desenvolvimento tecnológico (VERTOVEC, 2006; BLOMMAERT, 2010), acreditamos que o ensino de língua estrangeira nas escolas deve refletir esses novos tempos. Assim, este trabalho tem por objetivo uma reflexão crítica sobre os PCN de língua estrangeira dos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental, de forma a propormos uma revisão e atualização do documento, que foi produzido há 20 anos. Defendemos, nesse sentido, o ensino bilíngue (GARCÍA, 2009), buscando dar condições para o desenvolvimento da bilingualidade (SAVEDRA, 1994) do aluno, a partir de um trabalho com a LE em uma perspectiva holística.

Palavras-chave: superdiversidade; ensino de língua estrangeira; Parâmetros Curriculares Nacionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Mariana Schuchter Soares, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Michele Cristina Ramos Gomes, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Claudia Peters Salgado, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Professora Adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora

Downloads

Publicado

2017-05-28

Como Citar

Soares, M. S., Gomes, M. C. R., & Salgado, A. C. P. (2017). EM TEMPOS DE SUPERDIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DOS PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 5(1), 110-128. https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.474