O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: APONTAMENTOS DO V SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Tatiane Kelly Pinto Carvalho UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)
  • Dayane Cristina Alves dos Reis Almeida Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
  • Maria Eduarda De Souza Gomes Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.460

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo investigar como ocorre o processo de formação de educadores para a Educação de Jovens e Adultos, atentando-se para as peculiaridades discentes, suas dificuldades e necessidades no processo de escolarização. A partir da análise de 8 (oito) trabalhos de Minas Gerais inscritos no V Seminário Nacional sobre Formação de Educadores de Jovens e Adultos (2015), verificou-se que, devido à diversidade das trajetórias pessoais e profissionais dos alunos dessa modalidade de ensino, a formação docente deve ser especifica para atender a EJA. A formação inicial e continuada do professor é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, em parceria com a colaboração de outros sujeitos das instituições escolares, como, por exemplo, a supervisão. Por fim, destaca-se que a elaboração de propostas curriculares deve considerar as exigências e interesses do educando, de modo a favorecer sua permanência na instituição escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos; formação de professores; formação inicial e continuada de professores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Tatiane Kelly Pinto Carvalho, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)
    Mestre em Educação. Licenciada em História. Professora de História da Educação, História da Infância da UEMG.
  • Dayane Cristina Alves dos Reis Almeida, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
    Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
  • Maria Eduarda De Souza Gomes, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
    Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Downloads

Publicado

2016-05-25

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural

Como Citar

Carvalho, T. K. P., Almeida, D. C. A. dos R., & Gomes, M. E. D. S. (2016). O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: APONTAMENTOS DO V SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 4(1), 44-63. https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.460