O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: APONTAMENTOS DO V SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.460Resumo
Esse trabalho tem por objetivo investigar como ocorre o processo de formação de educadores para a Educação de Jovens e Adultos, atentando-se para as peculiaridades discentes, suas dificuldades e necessidades no processo de escolarização. A partir da análise de 8 (oito) trabalhos de Minas Gerais inscritos no V Seminário Nacional sobre Formação de Educadores de Jovens e Adultos (2015), verificou-se que, devido à diversidade das trajetórias pessoais e profissionais dos alunos dessa modalidade de ensino, a formação docente deve ser especifica para atender a EJA. A formação inicial e continuada do professor é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, em parceria com a colaboração de outros sujeitos das instituições escolares, como, por exemplo, a supervisão. Por fim, destaca-se que a elaboração de propostas curriculares deve considerar as exigências e interesses do educando, de modo a favorecer sua permanência na instituição escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos; formação de professores; formação inicial e continuada de professores.