O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: APONTAMENTOS DO V SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Tatiane Kelly Pinto Carvalho UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)
  • Dayane Cristina Alves dos Reis Almeida Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
  • Maria Eduarda De Souza Gomes Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.460

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo investigar como ocorre o processo de formação de educadores para a Educação de Jovens e Adultos, atentando-se para as peculiaridades discentes, suas dificuldades e necessidades no processo de escolarização. A partir da análise de 8 (oito) trabalhos de Minas Gerais inscritos no V Seminário Nacional sobre Formação de Educadores de Jovens e Adultos (2015), verificou-se que, devido à diversidade das trajetórias pessoais e profissionais dos alunos dessa modalidade de ensino, a formação docente deve ser especifica para atender a EJA. A formação inicial e continuada do professor é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, em parceria com a colaboração de outros sujeitos das instituições escolares, como, por exemplo, a supervisão. Por fim, destaca-se que a elaboração de propostas curriculares deve considerar as exigências e interesses do educando, de modo a favorecer sua permanência na instituição escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos; formação de professores; formação inicial e continuada de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tatiane Kelly Pinto Carvalho, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)

Mestre em Educação. Licenciada em História. Professora de História da Educação, História da Infância da UEMG.

Dayane Cristina Alves dos Reis Almeida, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Maria Eduarda De Souza Gomes, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Downloads

Publicado

2016-05-25

Como Citar

Carvalho, T. K. P., Almeida, D. C. A. dos R., & Gomes, M. E. D. S. (2016). O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: APONTAMENTOS DO V SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 4(1), 44–63. https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.460

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural