FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO

Autores

  • Sergio Eugenio Menino Centro Estadual de educação Tecnológica Paula Souza - CPS - Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
  • Eva Chow Belezia Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CPS - CETEC Capacitações
  • Helena Gemignani Peterossi Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CPS - Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
  • Senira Anie Ferraz Fernandez Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CPS - Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.456

Resumo

O presente artigo relata uma experiência de formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos – EJA por meio de curso de Pós-Graduação em Aperfeiçoamento na categoria de Ensino à Distância - EAD, mediado por computador, utilizando a Plataforma Moodle como sistema.  Após uma demonstração da fundamentação legal da modalidade Aperfeiçoamento, descreve o curso propriamente dito e apresenta as pesquisas realizadas com os professores-cursistas, incluindo desistentes e reprovados. Conclui-se que a experiência do curso atingiu seus objetivos de atender à demanda significativa neste campo e como aprendizado para a organização para a oferta de novas modalidades de formação continuada.

PALAVRAS-CHAVE: Aperfeiçoamento. Formação de Professores. Educação Profissional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Eugenio Menino, Centro Estadual de educação Tecnológica Paula Souza - CPS - Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado, extensão em Economia Empresarial, Estratégia de Empresas, Administração de Operações e Logística e Análise de Conjuntura Política e Econômica pela FGV/RJ; especialização em Administração Contábil e Financeira pelo CEAG/EAESP/FGV e Mestrado em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação pelo Centro Paula Souza. Doutorando em Política Científica e Tecnológica na UNICAMP.É Professor da Faculdade de Tecnologia de Guarulhos e Pesquisador na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa, ambos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência nas áreas de Educação (com ênfase em Ensino Profissional e Tecnológico), Economia e Gestão Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia e Finanças; Finanças Internacionais; Economia da Inovação e da Tecnologia; Cursos Superiores de Tecnologia, Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica, Projetos Pedagógicos.

Eva Chow Belezia, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CPS - CETEC Capacitações

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz, Universidade de São Paulo (1973), graduação em Licenciatura em Ciências Agronômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1975) e mestrado em Educação pela Universidade Nove de Julho (2006). Tem Especialização em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1997), Cooperativismo e Desenvolvimento Local pelo Centro de Cooperação Internacional (Mashav) e Instituto Internacional para a Solidariedade e Desenvolvimento (Histradut) de Israel (2000), Economia Solidária e Desenvolvimento Local, pela Agencia de Desenvolvimento Social - ADS/CUT e Instituto de Psicologia da USP (2001), Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) pela Universidade de Mondragón - Espanha (2002) , Gestão Estratégica da Educação pelo Veris-IBTA (2010) e Agroecologia pelo Instituto Federal do Paraná (2013) . Atualmente é professora da Etec Benedito Storani e coordenadora de projetos na Unidade de Ensino Técnico e Médio do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: cooperativa-escola, ensino profissional, cooperativismo, metodologias de ensino, Educação de Jovens e Adultos - EJA e gestão. Co-autora do livro Planejamento e Desenvolvimento do TCC (Fundação Padre Anchieta - Centro Paula Souza. 2011), autora do capítulo Metodologias de Ensino do livro Programa Especial de Formação Pedagógica (Centro Paula Souza. 2010) e coautora do livro Formação de Jovens e Adultos: (Re)construindo a prática pedagógica (2013

Helena Gemignani Peterossi, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CPS - Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

Bacharel (1968) e Licenciada (1969) em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.Mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e doutorado em Metodologia do Ensino pela Universidade Estadual de Campinas (1992). É professor titular do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ( Faculdade de Tecnologia de São Paulo) onde Coordena a Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa e o Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento de Sistemas Produtivos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Técnico e Tecnológico, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento e administração acadêmica, políticas públicas, projetos institucionais, formação de professores, educação a distância e educação profissional.

Senira Anie Ferraz Fernandez, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CPS - Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

Possui graduação (bacharelado e licenciatura)j em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1966), mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional em Tecnologias: Gestão, Desenvolvimento e Formação) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão educacional, avaliação institucional, psicologia do adulto e educação tecnológica.

Downloads

Publicado

2016-05-25

Como Citar

Menino, S. E., Belezia, E. C., Peterossi, H. G., & Fernandez, S. A. F. (2016). FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 4(1), 64–85. https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.456