FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS DAS PRÁTICAS EM ESTÁGIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Conceição Paludo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lígia Cardoso Carlos Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.448

Resumo

O artigo realiza uma reflexão sobre a formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como base os estágios no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas nos anos 2013 e 2014. Os objetivos foram: sistematizar o processo de ensino e aprendizagem do estágio; articular temáticas da formação de professores da EJA; dar visibilidade aos desafios do campo do trabalho e da formação de professores. Para tanto nos utilizamos da pesquisa bibliográfica; da leitura dos relatórios, do acompanhamento do estágio e da análise reflexiva do processo. Concluiu-se que o estágio se constitui em um espaço privilegiado de formação de professores e que as práticas educativas dos estagiários são acompanhadas de dificuldades na superação do hegemonicamente instituído, cabendo destaque para a infantilização dos jovens e adultos e para a limitação das teorias sobre o desenvolvimento humano que são frágeis em relação ao mundo adulto.

PALAVRAS-CHAVE: formação de professores, EJA, prática pedagógica, estágio supervisionado.

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Biografia do Autor

  • Conceição Paludo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da UFRGS.
  • Lígia Cardoso Carlos, Universidade Federal de Pelotas
    Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

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Publicado

2016-05-25

Como Citar

Paludo, C., & Carlos, L. C. (2016). FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS DAS PRÁTICAS EM ESTÁGIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 4(1), 320-334. https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.448