FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS DAS PRÁTICAS EM ESTÁGIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.448Resumo
O artigo realiza uma reflexão sobre a formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como base os estágios no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas nos anos 2013 e 2014. Os objetivos foram: sistematizar o processo de ensino e aprendizagem do estágio; articular temáticas da formação de professores da EJA; dar visibilidade aos desafios do campo do trabalho e da formação de professores. Para tanto nos utilizamos da pesquisa bibliográfica; da leitura dos relatórios, do acompanhamento do estágio e da análise reflexiva do processo. Concluiu-se que o estágio se constitui em um espaço privilegiado de formação de professores e que as práticas educativas dos estagiários são acompanhadas de dificuldades na superação do hegemonicamente instituído, cabendo destaque para a infantilização dos jovens e adultos e para a limitação das teorias sobre o desenvolvimento humano que são frágeis em relação ao mundo adulto.PALAVRAS-CHAVE: formação de professores, EJA, prática pedagógica, estágio supervisionado.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2016-05-25
Como Citar
Paludo, C., & Carlos, L. C. (2016). FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS DAS PRÁTICAS EM ESTÁGIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 4(1), 320–334. https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.448
Edição
Seção
Relatos de Experiência