APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS E EXCLUSÃO/INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.444Resumo
RESUMO: Neste estudo, dialoga-se com a Psicologia e a Educação, discute-se sobre exclusão/inclusão social e aprendizagem em contextos do vivido. Tomam-se como norte estudos anteriores realizados pelas autoras, referenciados pela alfabetização e escolarização continuadas de jovens e adultos e processos de exclusão/inclusão social. A dúvida que orienta o desenvolvimento do texto é se a alfabetização pode ser concebida como um benefício social e individual capaz de transformar realidades excludentes e promoção da inclusão. O texto está organizado com depoimentos de alunos da Educação de Jovens e Adultos, obtidos por meio de entrevistas, grupos focais e rodas de conversa, realizados em diferentes contextos escolares. Conclui-se que a aprendizagem alfabetizadora de jovens e adultos configura-se como possibilidade do indivíduo concretizar os seus desejos e as suas necessidades cotidianas, transformando-se em um ser social e humano mais digno, feliz e incluído socialmente.PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem, Alfabetização de jovens e adultos, Exclusão/Inclusão social
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Publicado
2016-05-25
Como Citar
Prestes, E. M. da T., & Catão, M. de F. (2016). APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS E EXCLUSÃO/INCLUSÃO. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 4(1), 142–160. https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.444
Edição
Seção
SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural