O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024) E A GARANTIA DE UM SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO: POSSIBILIDADE OU UTOPIA

Autores

  • SAMUEL VINENTE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
  • MÁRCIA DUARTE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.421

Resumo

O texto discute as novas demandas do Plano Nacional de Educação - PNE (2014) para o atendimento educacional especializado (AEE) de estudantes que compõem o público-alvo da educação especial. Realizou-se uma análise documental com foco na meta 4 do PNE, sancionado por intermédio da Lei nº 13.005/2014 e nas publicações do Ministério da Educação (MEC) que norteiam a implementação do atual plano. Os dados evidenciam que por mais que haja avanços no campo das políticas públicas, precisa-se de mecanismos que possibilitem a efetivação do direito do acesso e permanência na escola para os estudantes público-alvo da Educação Especial. Tais mecanismos sugerem: (a) criação e consolidação do Sistema Nacional de Educação; (b) análise dos indicadores educacionais do INEP, e; (c) avaliação e monitoramento dos planos estaduais e municipais. Portanto, implantar uma política decenal com vistas a garantia de um sistema educacional inclusivo requer planejamento, avaliação e monitoramento, bem como a participação efetiva dos entes federados e da sociedade civil.

Palavras-Chave: Educação Especial. Políticas Públicas. Plano Nacional de Educação.

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Biografia do Autor

SAMUEL VINENTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (FAPEAM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD-UFSCar) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas e Educação (GPPE-UFAM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Educação Inclusiva e Formação de Professores. (Texto informado pelo autor)


MÁRCIA DUARTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Docente do Departamento de Psicologia, Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD). E-mail: marciaduar@yahoo.com.br

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Publicado

2015-11-27

Como Citar

VINENTE, S., & DUARTE, M. (2015). O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024) E A GARANTIA DE UM SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO: POSSIBILIDADE OU UTOPIA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 3(2), 133–151. https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.421

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural