O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024) E A GARANTIA DE UM SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO: POSSIBILIDADE OU UTOPIA

Autores

  • SAMUEL VINENTE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
  • MÁRCIA DUARTE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.421

Resumo

O texto discute as novas demandas do Plano Nacional de Educação - PNE (2014) para o atendimento educacional especializado (AEE) de estudantes que compõem o público-alvo da educação especial. Realizou-se uma análise documental com foco na meta 4 do PNE, sancionado por intermédio da Lei nº 13.005/2014 e nas publicações do Ministério da Educação (MEC) que norteiam a implementação do atual plano. Os dados evidenciam que por mais que haja avanços no campo das políticas públicas, precisa-se de mecanismos que possibilitem a efetivação do direito do acesso e permanência na escola para os estudantes público-alvo da Educação Especial. Tais mecanismos sugerem: (a) criação e consolidação do Sistema Nacional de Educação; (b) análise dos indicadores educacionais do INEP, e; (c) avaliação e monitoramento dos planos estaduais e municipais. Portanto, implantar uma política decenal com vistas a garantia de um sistema educacional inclusivo requer planejamento, avaliação e monitoramento, bem como a participação efetiva dos entes federados e da sociedade civil.

Palavras-Chave: Educação Especial. Políticas Públicas. Plano Nacional de Educação.

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Biografia do Autor

  • SAMUEL VINENTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

    Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (FAPEAM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD-UFSCar) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas e Educação (GPPE-UFAM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Educação Inclusiva e Formação de Professores. (Texto informado pelo autor)


  • MÁRCIA DUARTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
    Docente do Departamento de Psicologia, Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD). E-mail: marciaduar@yahoo.com.br

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Publicado

2015-11-27

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural

Como Citar

VINENTE, S., & DUARTE, M. (2015). O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024) E A GARANTIA DE UM SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO: POSSIBILIDADE OU UTOPIA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 3(2), 133-151. https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.421