REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PAIC: UM ESTUDO DE CASO COM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR CEARENSE

Autores

  • Roberta da Silva Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.390

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios da gestão municipal das ações de formação de professores do Programa Alfabetização na Idade Certa-PAIC, a partir do desenho proposto pelo Programa e da perspectiva de alinhamento entre as ações de formação continuada às demais ações previstas nos cinco eixos estruturantes do Programa: Educação Infantil, Gestão Municipal, Avaliação Externa, Alfabetização e Formação do Leitor. A metodologia adotada para a realização do trabalho foi a abordagem qualitativa, através do método estudo de caso, cuja coleta de dados utilizou-se da análise documental, registros em arquivos e da realização de entrevistas semiestruturadas junto à equipe municipal do PAIC. Os achados da pesquisa apontam para desafios que são analisados sob a perspectiva de princípios norteadores do Programa bem como perspectiva de formação continuada que compreenda o professor como protagonista de sua ação pedagógica.

Palavras-chave: Gestão Municipal; Formação Continuada de professores; PAIC

 

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Publicado

2015-11-27

Como Citar

da Silva, R. (2015). REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PAIC: UM ESTUDO DE CASO COM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR CEARENSE. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 3(2), 102–118. https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.390

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural