COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO CONTEMPLAM OS DIFERENTES PERCURSOS DE APRENDIZAGEM?

Autores

  • Maísa Alves Silva Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)
  • Ana Lúcia Horta Nogueira Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.319

Resumo

Buscamos, no presente artigo, discutir o modo como alguns livros didáticos de alfabetização levam em conta os diferentes ritmos de aprendizagem e as diferenças individuais dos alunos no processo de ensino, produzindo situações de sucesso ou fracasso escolar. Por meio da análise de orientações ao professor e de anunciados de atividades ao aluno de seis livros didáticos, e de referenciais acerca do sucesso e fracasso escolar (Sawaya, 2012; Proença, 2002; Castro e Piotto, 2007) e da Teoria Histórico Cultural (Vigotski, 1995, 2007, 2010), discutimos a importância de que a heterogeneidade das classes escolares seja considerada, entendendo-as enquanto fonte de desenvolvimento. Para tanto, é de essencial importância que sejam levados em conta os ajustes das atividades didáticas feitos pelo professor, de modo a melhor atender os diferentes percursos de aprendizagem dos alunos, criando situações de inclusão e sucesso escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maísa Alves Silva, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)

Graduação e Mestrado em Educação em andamento pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto.

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

Silva, M. A., & Nogueira, A. L. H. (2015). COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO CONTEMPLAM OS DIFERENTES PERCURSOS DE APRENDIZAGEM?. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 3(2), 119–132. https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.319

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural