EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE NA ESCOLA: prevenção às violências com adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.20630Palavras-chave:
Educação para a sexualidade, Adolescente, Prevenção às violências, EscolaResumo
O presente artigo apresenta os resultados de um projeto pedagógico de educação para a sexualidade implementado em uma escola pública da rede estadual catarinense, desenvolvido com 160 estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. O objetivo do projeto foi promover reflexões críticas fundamentadas em informações científicas, respeitando as subjetividades dos(as) estudantes e respondendo a violações previamente identificadas no contexto escolar. A metodologia adotada foi participativa e estruturada a partir da realização de oficinas, distribuídas em nove encontros, totalizando 18 horas/aula por grupo. Essas oficinas foram realizadas antes da aplicação dos questionários semiestruturados, de modo que, entre 160 participantes das atividades, apenas 108 adolescentes aceitaram responder ao questionário ou não o fizeram por estarem ausentes no dia da aplicação. A coleta de dados também incluiu registros em diários de campo das pesquisadoras. A análise permitiu identificar quatro eixos temáticos: conhecimento e diálogo sobre sexualidade; educação para a sexualidade e prevenção das violências; atenção e atendimento às situações de violência; e desafios da promoção da educação para a sexualidade em contextos reacionários. Os resultados evidenciam que ações estruturadas de educação para a sexualidade no âmbito da educação básica contribuem para a construção de experiências de proteção, para a prevenção de violências e para a promoção da autonomia, da dignidade e de práticas democráticas e antidiscriminatórias.
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