IMAGEM DO PODER:
Ensino de História e propaganda política na Era Napoleônica
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.20391Palavras-chave:
Relato de experiência, Era Napoleônica, Propaganda políticaResumo
Este relato de experiência apresenta uma atividade desenvolvida no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de História, realizado no Colégio Estadual São Borja (CESB), em São Borja – RS, para duas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental no ano de 2024. A proposta teve como eixo temático a ascensão de Napoleão Bonaparte e sua consolidação por meio da propaganda política. A relevância da atividade fundamenta-se na necessidade de discutir a Era Napoleônica, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG), bem como na oportunidade de estimular nos alunos a reflexão sobre as estratégias de propaganda utilizadas ao longo da História. A abordagem metodológica envolveu a análise de duas pinturas emblemáticas de Napoleão, evidenciando o papel da arte como instrumento de propaganda política. Em seguida, os alunos foram incentivados a examinar imagens de políticos contemporâneos, estabelecendo conexões entre as práticas de propaganda do passado e do presente. Na segunda aula, por meio de uma aula expositiva sobre o período do Consulado (1799–1804), os estudantes desenvolveram um exercício prático, criando peças de propaganda política para Napoleão. Dessa maneira, ao longo da experiência, puderam refletir criticamente sobre os mecanismos de construção simbólica do poder, tanto em contextos históricos quanto na atualidade.
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