COTAS RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: significados e sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.20370

Palavras-chave:

Cotas Raciais, Ensino Superior, Teoria Histórico-Cultural., Ações Afirmativas

Resumo

O presente trabalho teve o objetivo de discutir os significados e sentidos das cotas raciais no âmbito do ensino superior e apresenta como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski e colaboradores. Participaram da pesquisa, por meio de entrevistas semiestruturadas, estudantes que ingressaram na universidade a partir da reserva de vagas e se autodeclararam pretos ou pardos, assim como professores e membro da equipe de gestão da instituição pesquisada. Os resultados revelam diferentes percepções sobre as cotas raciais no acesso à universidade: estudantes as veem como conquista de direitos históricos, enquanto docentes refletem visões influenciadas pela ideia de miscigenação e democracia racial. Destaca-se a necessidade de ampliar a conscientização sobre o tema para garantir a permanência e o sucesso dos estudantes negros, além de reforçar e aprimorar ações de enfrentamento ao racismo.

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Biografia do Autor

  • Edmundo Fernandes Souza Filho, Instituto Federal de São Paulo

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. Psicólogo escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo.

     

     

  • Priscilla Antunes Ferreira, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. Psicóloga escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo

  • Edna Martins, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC/SP. Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação. Desenvolve pesquisas no campo da Psicologia da Educação, nos temas: Formação de professores, Práticas educativas, Família, Inclusão escolar e Relações étnico-raciais. Membro do Neab-Unifesp

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Publicado

2025-05-05

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação para as Relações Étnico-Raciais: os vinte anos da lei 10639/03 e seus desdobramentos

Como Citar

Souza Filho, E. F., Ferreira, P. A., & Martins, E. (2025). COTAS RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: significados e sentidos. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 13(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.20370