COTAS RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: significados e sentidos
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.20370Palavras-chave:
Cotas Raciais, Ensino Superior, Teoria Histórico-Cultural., Ações AfirmativasResumo
O presente trabalho teve o objetivo de discutir os significados e sentidos das cotas raciais no âmbito do ensino superior e apresenta como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski e colaboradores. Participaram da pesquisa, por meio de entrevistas semiestruturadas, estudantes que ingressaram na universidade a partir da reserva de vagas e se autodeclararam pretos ou pardos, assim como professores e membro da equipe de gestão da instituição pesquisada. Os resultados revelam diferentes percepções sobre as cotas raciais no acesso à universidade: estudantes as veem como conquista de direitos históricos, enquanto docentes refletem visões influenciadas pela ideia de miscigenação e democracia racial. Destaca-se a necessidade de ampliar a conscientização sobre o tema para garantir a permanência e o sucesso dos estudantes negros, além de reforçar e aprimorar ações de enfrentamento ao racismo.
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