HISTÓRIA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SURDO:

violências simbólicas na inclusão/exclusão educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.20271

Palavras-chave:

educação inclusiva, sociologia da educação, valorização das diferenças

Resumo

A escola pública ou privada nunca atendeu ao plural das singularidades humanas para além das dominantes. Tal panorama contextualiza o tema de uma educação que é intitulada de inclusiva, mas constituída de uma estrutura deveras excludente. Ao que se denomina exclusão/excludente, essa problemática se amplia sob a ótica das violências simbólicas, cujos impactos serão vistos na narrativa de vida de um professor universitário surdo. A análise empírica de seu percurso motivou este estudo, cujo objetivo geral é analisar as estratégias de resistências e de enfrentamento do paradoxo dessa inclusão/excludente educacional. A pesquisa foi estruturada com abordagem qualitativa, social e histórica, com objetivo específico de estudar o humano como unidade de corpo/mente e ser biológico/social, membro da espécie humana e agente participante do processo histórico. As narrativas apresentadas pelo sujeito do estudo, ao longo das diversas entrevistas – as quais foram utilizadas como instrumento de coleta de dados –, descrevem acontecimentos marcados nas próprias vivências. Como resultado, foi evidenciado que a atuação social como sujeito pai, professor, marido e demais papeis sociais que constituem sua pluralidade como sujeito, bem como os espaços percorridos por ele expressos nas suas percepções sobre o mundo e como este lhe faz compreender a si mesmo tornam patente a necessidade de combate à ruptura de padrões socioculturais estabelecidos e estruturados quanto à métrica de normalidade hegemônica, pois o plano simbólico transfigura o uso de vários tipos de capital.

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Biografia do Autor

  • Prof. Dr. Ernani Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Educação, Professor Adjunto e pesquisador no Centro Acadêmico de Vitória (CAV/UFPE). Integra o colegiado dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPE) e ProfHistória (UFPE). Coordena o Grupo de Pesquisa AFFECTIO (CNPq/UFPE).

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Publicado

2025-07-31

Como Citar

RIBEIRO, E. (2025). HISTÓRIA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SURDO:: violências simbólicas na inclusão/exclusão educacional. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 13(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.20271