HISTÓRIA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SURDO:
violências simbólicas na inclusão/exclusão educacional
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.20271Palavras-chave:
educação inclusiva, sociologia da educação, valorização das diferençasResumo
A escola pública ou privada nunca atendeu ao plural das singularidades humanas para além das dominantes. Tal panorama contextualiza o tema de uma educação que é intitulada de inclusiva, mas constituída de uma estrutura deveras excludente. Ao que se denomina exclusão/excludente, essa problemática se amplia sob a ótica das violências simbólicas, cujos impactos serão vistos na narrativa de vida de um professor universitário surdo. A análise empírica de seu percurso motivou este estudo, cujo objetivo geral é analisar as estratégias de resistências e de enfrentamento do paradoxo dessa inclusão/excludente educacional. A pesquisa foi estruturada com abordagem qualitativa, social e histórica, com objetivo específico de estudar o humano como unidade de corpo/mente e ser biológico/social, membro da espécie humana e agente participante do processo histórico. As narrativas apresentadas pelo sujeito do estudo, ao longo das diversas entrevistas – as quais foram utilizadas como instrumento de coleta de dados –, descrevem acontecimentos marcados nas próprias vivências. Como resultado, foi evidenciado que a atuação social como sujeito pai, professor, marido e demais papeis sociais que constituem sua pluralidade como sujeito, bem como os espaços percorridos por ele expressos nas suas percepções sobre o mundo e como este lhe faz compreender a si mesmo tornam patente a necessidade de combate à ruptura de padrões socioculturais estabelecidos e estruturados quanto à métrica de normalidade hegemônica, pois o plano simbólico transfigura o uso de vários tipos de capital.
Métricas
Referências
ALBERTI, V. Manual de História Oral. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
BOURDIEU, P. F. A reprodução. 3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
BOURDIEU, P. F. Esboço para uma auto-análise. Lisboa: Edições 70, 2005.
BOURDIEU, P. F. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007b
BOURDIEU, P. F. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: EDUSP, 2008.
BOURDIEU, P. F. Razões Práticas: Sobre a Teoria Da Ação. Campinas, SP: Papiros, 2011.
BOURDIEU, P. F. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP, 2017a.
CATANI. A. M. (Org). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017
FAUSTO, B. História do Brasil. 12a._ed. São Paulo: Edusp, 2006.
GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. São Paulo: LTC, 2004.
GRENFELL, M. Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Petrópolis: Vozes, 2018.
LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática,1997.
LAHIRE, B. Homem plural: os determinantes da ação. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 27.
LAHIRE, B. Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LAHIRE, B. Para uma sociologia em estado vivo. In: VISSER, R; JUNQUEIRA, L. (org.). Dossiê Bernard Lahire. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2017.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, p. 32.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.
MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2011.
MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZ NAJDER, F. O método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1999.
MONTENEGRO, A. História oral e memória: a cultura popular revisitada. São Paulo: Contexto, 2010.
PERLIN. G. T. T.; STROBEL, K. Fundamentos da educação de surdos. Florianópolis: Editora UFSC, 2006.
QUADROS, R. M. O tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEESP, 2004.
QUADROS, R. M. P., G. Estudos surdos II. Petrópolis: Arara Azul, 2007.
RECH, T. L. A inclusão educacional como estratégia biopolítica. In: FABRIS, E. T. H.; KLEIN, R. R. (orgs.). Inclusão e biopolítica. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
RIBEIRO, E. N. Retratos de um professor universitário surdo: experiências frente aos paradoxos da inclusão/excludente educacional. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
SÁ, N. R. L. Cultura, poder e educação de surdos. São Paulo: Paulinas, 2006.
SACKS, O. Vendo vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago, 2010.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
SETTON, M. G. J.; BERNARD, L. A multiplicidade das condições de socialização e cultura escolar. In: REGO, T. C. Educação, escola e desigualdade. Petrópolis: Vozes, 2011.
THOMPSON, P. A Voz do Passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
VASCONCELOS, N. A. e L. M. L. Histórias e memórias de lideranças surdas em Pernambuco. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Prof. Dr. Ernani Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.






