INVESTIGAÇÃO DE RACISMO NO DISCURSO DE CRIANÇAS A PARTIR DE UM JOGO
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19409Palavras-chave:
raça, educação, Análise de DiscursoResumo
O cotidiano da sala de aula, da atuação em Psicologia Escolar ou Clínica envolve alguns recursos, dentre eles os jogos de tabuleiro. Estes instrumentos podem ser utilizados de forma lúdica, mas também podem ser úteis para intervenções ou para investigações científicas, a depender da intenção da(o) profissional. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o discurso de crianças em relação a características fenotípicas de figuras pretas, pardas e brancas. Para tanto, foi utilizada a Análise do Discurso francesa. Compuseram o estudo 10 crianças de 11 anos, sendo seis do sexo feminino e quatro do sexo masculino, que jogaram uma adaptação do jogo Cara-a-Cara e depois participaram de uma entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram analisados através do software IRaMuTeQ e da Análise do Discurso. O estudo revela expressões do racismo à brasileira, incluindo narrativas de democracia racial e de branqueamento, bem como o silenciamento do uso das palavras “negro” e “crespo”. Logo, a discriminação fica exposta, porém, de modo naturalizado e não-explícito.
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