AS LEIS 10.639/2003 E 11.645/2008: um balanço atual baseado nas apropriações docentes

Autores

  • Paula C. S. Menezes UNICAMP
  • Alessandra Pio Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19407

Palavras-chave:

Professores, ERER (Ensino para as relaçoes étnico-raciais, Práticas pedagógicas

Resumo

O artigo analisa a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas redes de ensino, focando nas percepções e práticas dos docentes. O estudo busca compreender como essas leis são efetivadas nas instituições de ensino, examinando os instrumentos, práticas pedagógicas e valores que influenciam sua aplicação. A metodologia utilizada incluiu a aplicação de um questionário online entre os meses de agosto de 2023 e agosto de 2024, complementada por uma análise qualitativa dos relatos dos docentes sobre suas experiências presentes no mesmo questionário. Entre os principais resultados, destacam-se a falta de formação específica dos professores, a insuficiência de materiais didáticos e o apoio institucional limitado, fatores que comprometem a eficácia da aplicação das leis. Constatou-se também que a implementação da lei é frequentemente restrita a abordagens pontuais, como datas comemorativas, e enfrenta resistências por parte da comunidade escolar, em especial devido a questões religiosas. Conclui-se que, apesar de avanços na conscientização sobre a importância dessas leis, há necessidade de maior suporte institucional e formação contínua para os docentes, de modo a garantir uma aplicação mais ampla e efetiva das diretrizes estabelecida.

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Biografia do Autor

  • Paula C. S. Menezes, UNICAMP

    Doutora em Sociologia (UFRJ) e atualmente pesquisadora Pósdoc em Sociologia da Educação (UNICAMP). Possui igualmente pós-doutorado em mobilidade, urbanismo e trabalho (ENTPE, França). Membro dos Laboratórios Labtec (UFRJ) e Elico (França). Experiência em ERER e Sociologia no Ensino Fundamental e Médio.

  • Alessandra Pio, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ

    Pedagoga/UFF, Doutora em Educação/UFRJ-NYU. Experiência em Educação das Relações Étnico-raciais como docente e pedagoga no ensino fundamental. Fundadora-proponente do Fórum de Educação Básica da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e líder do grupo Pesquisas e Estudos sobre Relações Étnico-raciais em Educação (PERERÊ).

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Publicado

2025-07-30

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação para as Relações Étnico-Raciais: os vinte anos da lei 10639/03 e seus desdobramentos

Como Citar

Menezes, P. C. S., & Pio, A. (2025). AS LEIS 10.639/2003 E 11.645/2008: um balanço atual baseado nas apropriações docentes. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 13(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19407