EDUCAÇÃO INFANTIL E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: uma análise dos GTS 7 e 21 da ANPED
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19372Palavras-chave:
educação infantil, relações étnico-raciais, diversidadeResumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar os artigos sobre as relações étnico-raciais na Educação Infantil (EI), divulgados nos encontros da maior associação de pesquisa em educação do país, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), nos GT-7 (Educação de Crianças de 0 a 6 Anos) e GT-21 (Educação e Relações Étnico-Raciais), no período de 2002 a 2022, totalizando um percurso de 20 anos. A análise dos textos encontrados foi realizada por meio da análise de conteúdo proposta por Franco (2005). Os resultados evidenciam a existência de poucos trabalhos que abordam a temática, sugerindo que aspectos como a formação inicial de professores, identidade/subjetividade e o mito da democracia racial ainda carecem de aprofundamento para garantir uma Educação Infantil de qualidade.
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