EDUCAÇÃO INFANTIL E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: uma análise dos GTS 7 e 21 da ANPED

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19372

Palavras-chave:

educação infantil, relações étnico-raciais, diversidade

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar os artigos sobre as relações étnico-raciais na Educação Infantil (EI), divulgados nos encontros da maior associação de pesquisa em educação do país, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), nos GT-7 (Educação de Crianças de 0 a 6 Anos) e GT-21 (Educação e Relações Étnico-Raciais), no período de 2002 a 2022, totalizando um percurso de 20 anos. A análise dos textos encontrados foi realizada por meio da análise de conteúdo proposta por Franco (2005). Os resultados evidenciam a existência de poucos trabalhos que abordam a temática, sugerindo que aspectos como a formação inicial de professores, identidade/subjetividade e o mito da democracia racial ainda carecem de aprofundamento para garantir uma Educação Infantil de qualidade.

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Biografia do Autor

  • Juliana Rocha Cardoso, Universidade de São Paulo

    Pedagoga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas de Educação para a Infância (GEPPEI).

  • Bianca Cristina Correa, Universidade de São Paulo

    Professora Associada e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, na área de políticas e práticas de Educação Infantil e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas de Educação para a Infância (GEPPEI). É membro do Fórum Paulista de Educação Infantil (gestão 2022-2025).

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Publicado

2025-05-05

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação para as Relações Étnico-Raciais: os vinte anos da lei 10639/03 e seus desdobramentos

Como Citar

Cardoso, J. R., & Correa, B. C. (2025). EDUCAÇÃO INFANTIL E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: uma análise dos GTS 7 e 21 da ANPED. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 13(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19372