A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 E A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: desafios e limitações

Autores

  • Weverton Freitas Nascimento Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM-MG https://orcid.org/0009-0003-6561-7765
  • Laercio Oliveira Simões Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM-MG
  • Vânia Cristina da Silva Rodrigues Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM-MG

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19334

Palavras-chave:

Educação Étnico-Racial, Prática Pedagógica, Lei 10.639/2003

Resumo

Este artigo busca compreender as contribuições, os limites e os desafios da implementação da Lei 10.639/03. A metassíntese busca criar novas compreensões além dos estudos primários com aprofundamento nas análises dos dados. Para tanto realizamos uma metassíntese a partir do levantamento de trabalhos (dissertações e teses), utilizando a ferramenta BUSCAd - versão 2.8.4As plataformas Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Dissertações e Teses da Capes foram selecionadas para a busca dos trabalhos publicados entre os anos de 2003 e 2023, e foram utilizados de forma conjugada os termos “Educação Étnico-Racial”, “Prática Pedagógicas” e “Lei 10.639/2003”. Obtivemos um corpus de 17 trabalhos que foram lidos, fichados e mapeados. Os resultados apontam que os trabalhos analisados contribuíram para verificar a existência de fatores limitantes, o racismo estrutural e o epistemicídio aparecem como mecanismos para a não promoção e desqualificação da Lei 10.639/03 nos espaços escolares, produzindo fragilidades no ensino, currículo, formação, capacitação e materiais didáticos; aspectos que influenciaram na compreensão dos limites e desafios da Lei 10.639/03.

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Biografia do Autor

  • Weverton Freitas Nascimento, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM-MG

    Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro no Programa de Pós-Graduação em Educação. Bacharel e Licenciado em Educação Física e especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Uberlândia.

  • Laercio Oliveira Simões, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM-MG

    Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Coordenador de Pesquisa da Liga Acadêmica de Relações Étnico-Raciais Sankofa.

  • Vânia Cristina da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM-MG

    Doutora em Educação pela UFSCar. Bacharela em Matemática e mestra em Ciências Matemáticas pela UNESP. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação da UFTM onde atua no Curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2025-05-05

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação para as Relações Étnico-Raciais: os vinte anos da lei 10639/03 e seus desdobramentos

Como Citar

Nascimento, W. F., Simões, L. O., & Rodrigues, V. C. da S. (2025). A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 E A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: desafios e limitações. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 13(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19334