EDUCAÇÃO AFRODIASPÓRICA: experiências de educadoras negras no Brasil e na Colômbia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19320

Palavras-chave:

Políticas Públicas em Educação, Relações raciais, Mulher e educação

Resumo

Diante das situações coloniais e modernas de racismo genderizado, as contribuições das mulheres negras educadoras ao campo da educação dificilmente são reconhecidas. No entanto, essas mulheres têm fortalecido a perspectiva negra na teoria educacional a partir de suas experiências sociais, acadêmicas e profissionais. Este trabalho busca analisar as confluências dessas experiências entre educadoras afro-latino-americanas, situadas no Brasil e na Colômbia. O objetivo é identificar como educadoras afro-brasileiras e afro-colombianas vivenciam diferentes experiências sociais e profissionais e elaboram práticas pedagógicas para a educação das relações étnico-raciais em uma perspectiva emancipadora. Os objetivos específicos são: analisar as políticas educacionais que abrangem o ensino da história e cultura afro no Brasil e na Colômbia; identificar as aproximações entre os estudos sobre as práticas pedagógicas de mulheres negras educadoras nos dois referidos países; analisar como as experiências sociais de educadoras negras repercutem na dimensão emancipadora de suas identidades profissionais. A metodologia utilizada inclui produções narrativas, pesquisas bibliográficas, visitas, conversações informais e notas de campo. Embora as experiências de educadoras negras de diferentes países tenham suas especificidades, também são marcadas por um aspecto comum relacionado à relação dialética entre opressão e resistência em um contexto afro diaspórico. A partir dessas experiências e da construção de suas identidades profissionais, essas professoras produzem conhecimentos e práticas que podem tensionar a colonialidade que afeta os campos ontológico e epistêmico na educação, favorecendo o enfrentamento de injustiças sociais e epistêmicas.

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Biografia do Autor

  • Mariana Alves de Sousa, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Doutoranda em Educação na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília. Graduada em Ciências Sociais (UFU) e Mestre em Sociologia (Profsocio UNESP/Marília). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

  • Rômulo Lopes da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Doutorando em Psicologia e Sociedade na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Assis. Graduado e Mestre em Psicologia pela PUC-Campinas.

  • Leonardo Lemos de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Professor Titular do Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP, Campus de São José do Rio Preto. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UNESP-Assis) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNESP - Marília).

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Publicado

2025-05-05

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação para as Relações Étnico-Raciais: os vinte anos da lei 10639/03 e seus desdobramentos

Como Citar

Sousa, M. A. de, Silva, R. L. da, & Souza, L. L. de. (2025). EDUCAÇÃO AFRODIASPÓRICA: experiências de educadoras negras no Brasil e na Colômbia. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 13(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19320