AFRICANIDADES NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: novos rumos no mercado editorial brasileiro

Autores

  • Lucilene Rezende Alcanfor UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB - CAMPUS MALÊS - BA) https://orcid.org/0000-0002-9844-1925
  • Jorge Garcia Basso Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Cecilia Costa Moreira Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira https://orcid.org/0009-0008-4946-8030
  • Thais Jardim Novaes Sacramento Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira https://orcid.org/0009-0006-2277-7568

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19319

Palavras-chave:

literatura infantil e juvenil, Lei 10.639/2003, mercado editorial, materialidade do impresso, decolonialidade

Resumo

O presente artigo propõe apresentar resultados de uma ampla pesquisa de seleção e catalogação de uma recente produção literária infantil e juvenil que aborda temas relacionados às culturas africanas e afro-diaspóricas. O recorte temporal do estudo compreende de 2000 a 2024, pela proximidade com a promulgação da Lei 10.639/03 e em alusão aos vinte anos de seus desdobramentos, especialmente no mercado editorial brasileiro. Dialoga com pressupostos teóricos dos estudos decoloniais e adota como metodologia categorias da materialidade do impresso, apresentando aspectos inerentes à produção e circulação dessas obras. A pesquisa evidencia a importância dessas edições, numa perspectiva crítica à produção etnocêntrica de conhecimento, como uma literatura insurgente que não somente positiva outras culturas, mas enquanto edições que combatem o racismo epistêmico que nos leva a repensar a história, os currículos e as práticas enraizadas em matrizes de pensamento euro-ocidental.

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Biografia do Autor

  • Lucilene Rezende Alcanfor, UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB - CAMPUS MALÊS - BA)

    Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política,
    Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (EHPS/PUC-SP); Pós-doutora pelo
    Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora
    Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB – Campus
    Malês – BA). Vice-líder do projeto de pesquisa Educação, História, Decolonialidade.

  • Jorge Garcia Basso, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Doutor em Educação pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política,
    Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (EHPS/PUC-SP); Pós-doutor no
    Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da Universidade de São
    Paulo (FFLCH-USP). Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB – Campus Malês – BA). 

  • Cecilia Costa Moreira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Graduanda do curso de bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB - MALÊS).  Bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

  • Thais Jardim Novaes Sacramento, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Graduanda do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB - MALÊS).  Bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). 

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Publicado

2025-05-05

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação para as Relações Étnico-Raciais: os vinte anos da lei 10639/03 e seus desdobramentos

Como Citar

Alcanfor, L. R., Basso, J. G., Moreira, C. C., & Sacramento, T. J. N. (2025). AFRICANIDADES NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: novos rumos no mercado editorial brasileiro. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 13(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19319