CENÁRIO DAS PRODUÇÕES SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19303

Palavras-chave:

Educação Física, relações étnicas, produção do conhecimento

Resumo

A instituição escolar, como espaço que reflete a sociedade, é um ambiente com grande potencial de reprodução de manifestações racistas contra as populações negras indígenas, ao mesmo tempo que pode/deve oportunizar a superação desse modo de discriminação e inferiorização, através de abordagens que gerem relações sociais justas. O currículo escolar desempenha um papel significativo nesse aspecto, e a Educação Física, como parte integrante deste currículo, também desempenha uma função crucial. Destarte, traçamos como objetivo: mapear a produção acadêmica sobre as problemáticas afro-brasileira e indígenas entre 2013 e 2023, buscando compreender como essas discussões têm ocorrido na Educação Física. Para isso recorremos à pesquisa bibliográfica, consultando as bases de dados Scielo, Lilacs e Portal da Capes. Foram localizadas 77 dissertações, 11 teses e 12 artigos, com maior volume de produção a partir de 2017 e predominância de estudos sobre as questões afro. De modo geral, os estudos mostram a (quase) ausência das relações étnico-raciais na Educação Básica e no Ensino Superior, seja em seus currículos hierárquicos e monoculturais, como nas insuficientes abordagens pedagógicas, justificadas pelo desconhecimento e despreparo de docentes, mesmo após decorrido quase duas décadas da obrigatoriedade de ensino dos conhecimentos afro e indígenas. Contudo, evidencia-se a relevância da formação (inicial e continuada) nesse movimento de resistência e superação ao modo eurocêntrico de educar, assim como deve-se destacar a potencialidade da Educação Física nesse processo, pois é a área que tem o corpo (em suas diversas representações) como elemento de intervenção.

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Biografia do Autor

  • Leonardo Eleutério dos Santos, Universidade de Pernambuco

    Mestre pelo Programa Associado em Pós-Graduação em Educação Física (PAPGEF-UFPB/UPE). Especialista em Educação Física Escolar e em Neuroeducação. Licenciado e Bacharel em Educação Física. Professor efetivo nas redes municipais de João Pessoa e Cabedelo – PB.

  • Lívia Tenório Brasileiro, Universidade de Pernambuco

    Doutora em Educação pela Unicamp (2009). Professora Livre Docente da ESEF/UPE, atuando na graduação e pós-graduação (PAPGEF UPE/UFPB e PROEF). Membro do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte - ETHNÓS. Coordenadora do PROEF UPE.

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Publicado

2025-05-05

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação para as Relações Étnico-Raciais: os vinte anos da lei 10639/03 e seus desdobramentos

Como Citar

Santos, L. E. dos, & Brasileiro, L. T. (2025). CENÁRIO DAS PRODUÇÕES SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 13(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19303