A CIÊNCIA CONTINUA BRANCA: sub-representatividade negra em livros didáticos de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19283Palavras-chave:
ensino de biologia, Lei 10.639/2003, livros didáticosResumo
O estudo visou analisar o texto verbal e não verbal em livros didáticos de Biologia do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2021), com o objetivo de identificar possíveis hierarquizações raciais nesses discursos. Para tanto, a metodologia da Hermenêutica de Profundidade fundamentou a interpretação dos dados, cujos resultados demonstraram que, no plano imagético, as representações de pessoas brancas se sobressaíram quando comparadas com as negras. Já sobre o texto verbal, os resultados dos materiais analisados apontaram que, convergindo com estudos anteriores, o racismo continua operando, ora de modo mais sutil e ora mais explícito, como na quase total ausência de créditos para contribuições tecnológicas provindas de conhecimentos e/ou cientistas negros/as.
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