A CIÊNCIA CONTINUA BRANCA: sub-representatividade negra em livros didáticos de Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19283

Palavras-chave:

ensino de biologia, Lei 10.639/2003, livros didáticos

Resumo

O estudo visou analisar o texto verbal e não verbal em livros didáticos de Biologia do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2021), com o objetivo de identificar possíveis hierarquizações raciais nesses discursos. Para tanto, a metodologia da Hermenêutica de Profundidade fundamentou a interpretação dos dados, cujos resultados demonstraram que, no plano imagético, as representações de pessoas brancas se sobressaíram quando comparadas com as negras. Já sobre o texto verbal, os resultados dos materiais analisados apontaram que, convergindo com estudos anteriores, o racismo continua operando, ora de modo mais sutil e ora mais explícito, como na quase total ausência de créditos para contribuições tecnológicas provindas de conhecimentos e/ou cientistas negros/as.

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Biografia do Autor

  • Davi Barbosa de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

    Mestrando em Educação (Ufes), especialista em Ciências da natureza, suas tecnologias e o mundo do trabalho (UFPI), licenciado em Ciências Biológicas (Ufes) e licenciando em pedagogia pela mesma instituição. Atua como pesquisador no grupo LitERÊtura.

  • Debora Cristina de Araujo , Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

    Doutora em Educação (UFPR), professora de Educação das Relações Étnico-Raciais no Centro de Educação (Ufes), bem como no Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da mesma instituição.

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Publicado

2025-05-05

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação para as Relações Étnico-Raciais: os vinte anos da lei 10639/03 e seus desdobramentos

Como Citar

Jesus, D. B. de, & Araujo , D. C. de. (2025). A CIÊNCIA CONTINUA BRANCA: sub-representatividade negra em livros didáticos de Biologia. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 13(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19283