RACISMO E SOFRIMENTO MENTAL DE ESTUDANTES NEGROS NA UNIVERSIDADE – entrevista com Deivison Faustino

Autores

  • Fabrício Gobetti Leonardi Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP https://orcid.org/0000-0003-3854-5957
  • Deivison Mendes Faustino Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19271

Palavras-chave:

Relações raciais, Racismo, Universidade, Estudantes, Saúde Mental

Resumo

A diversificação da população estudantil nas universidades públicas brasileiras, impulsionada por programas de cotas e ações afirmativas, juntamente com o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), transformou o perfil dos estudantes de graduação. Esse novo cenário gerou desafios institucionais, especialmente em relação à saúde mental dos estudantes, uma questão amplamente discutida nos últimos anos. No entanto, a literatura existente ainda carece de estudos que abordem o sofrimento específico de estudantes negros, especialmente em relação às questões raciais e ao racismo. Gestores e trabalhadores da assistência estudantil enfrentam desafios diários para garantir a permanência dos estudantes negros, mas falta um debate consolidado sobre esses desafios. Esta entrevista com Deivison Faustino, doutor em sociologia e pós-doutor em psicologia clínica, além de especialista em educação das relações étnico-raciais e saúde da população negra, busca discutir a interseção entre saúde mental, relações raciais e racismo no ambiente universitário. Faustino, integrante do Instituto Amma Psique e professor na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), traz sua experiência e vivência para abordar as múltiplas faces do racismo institucional e estrutural que afetam a saúde mental dos estudantes negros. Na entrevista, procurou-se direcionar a conversa sobre a trajetória acadêmica e pessoal do entrevistado, as relações raciais no contexto universitário e suas percepções e vivências em relação ao racismo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Fabrício Gobetti Leonardi, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

    Graduado em Serviço Social pela UNESP/Franca (2006), especialista pela UNB (2010) e mestre em Ciências da Saúde pela Unifesp (2012). É diretor do Departamento de Comunicação Institucional da Unifesp.

  • Deivison Mendes Faustino, Universidade de São Paulo - USP

    Graduado em Ciências Sociais (2005), mestre em Epidemiologia (2010), doutor em Sociologia (2015). Pós-doutorado em Psicologia Clínica (2021). Professor da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Referências

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (Andifes). V Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos estudantes de graduação das IFES. 2018. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

Downloads

Publicado

2025-05-05

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação para as Relações Étnico-Raciais: os vinte anos da lei 10639/03 e seus desdobramentos

Como Citar

Leonardi, F. G., & Mendes Faustino, D. (2025). RACISMO E SOFRIMENTO MENTAL DE ESTUDANTES NEGROS NA UNIVERSIDADE – entrevista com Deivison Faustino. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 13(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19271