MENINAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, MULHERES NO ENSINO SUPERIOR: a ausência da educação antirracista
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19220Palavras-chave:
Realidade da Educação, Currículo antirracista, Educação antirracistaResumo
A Educação Antirracista é uma reivindicação dos movimentos sociais negros que vem tendo avanço na Educação Básica, com a conquista da Lei 10.639/2003, mas é preciso ver como a lei está ou não sendo cumprida. Este artigo se propõe a analisar narrativas que indicam a ausência de uma Educação Antirracista na vida das estudantes na Educação Básica e no Ensino Superior. A pesquisa seguiu os procedimentos metodológicos da história oral. Foram entrevistadas 14 mulheres, egressas do Curso de Pedagogia (autodeclaradas negras, pardas e brancas), no período compreendido entre 07 de dezembro de 2021 e 06 de abril de 2022. Os resultados demonstraram o quanto a ausência da educação antirracista implicou na constituição de suas subjetividades. Também ficou evidente que a formação de todas as mulheres negras e brancas não contemplou a educação antirracista, embora algumas tenham feito o curso de graduação em Pedagogia após a Lei 10.639/2003. Por meio da análise das entrevistas foi possível discutir como a ausência da Educação Antirracista marcou a vida dessas mulheres negras que seguem sendo resistência em uma sociedade racista.
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