MEInstruAÇÃO: eventos de letramento em saúde menstrual em escola do Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19175

Palavras-chave:

análise do discurso, sustentabilidade, Gênero e educação

Resumo

Este texto apresenta resultados do projeto “MEInstruAção”, que teve como objetivo observar, identificar, analisar e problematizar os saberes produzidos em discursos com faceta semiótica sobre a pobreza menstrual, em uma escola pública de Ensino Médio de Brasília, Distrito Federal, Brasil, por meio de dois eventos de letramento crítico em saúde. No Evento 1, realizado em formato de roda de conversa, apresentamos aos estudantes os problemas socioculturais e políticos em torno da menstruação, a partir de uma lente interseccional e decolonial para discutirmos questões sobre o acesso (e o não acesso) aos insumos básicos necessários para a gestão da saúde menstrual. No Evento 2, também em uma roda de conversa, tratamos a relação entre lixo menstrual e sustentabilidade ambiental e as consequências do descarte irregular de materiais plásticos menstruais. Com base na ação pedagógica decolonial, esse tipo de evento de letramento crítico refuta e problematiza as condições ontológicas-existenciais interseccionais com o intuito de transformá-las. As ações pedagógicas decoloniais e críticas do projeto permitiram que a comunidade escolar repensasse e ressignificasse sua forma de entender, principalmente, os descartes de insumos menstruais plásticos e seus inúmeros problemas para o meio ambiente.

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Biografia do Autor

  • Maria Carmen Aires Gomes, Universidade de Brasília - UNB

    Professora Titular de Linguística do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília. Professora do Programa de Pós-graduação em Linguística da UnB. Editora da Revista RALED/ALED. Bolsista PQ 2 CNPq. Coordena o projeto MEInstruAção (CNPq/FAPDF). Membro do Comitê Gestor INCT Caleidoscópio e da REDIGE/ALED.

  • Mayra Marília Policarpo Pedrosa, Universidade de Brasília

    Graduada em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade de Brasília, atualmente cursando o bacharelado em Sociologia, pela mesma instituição. Editou a Revista Textos Graduados (Sociologia-UnB) e participou da agência de comunicação (COMnegra) do projeto Afroatitude, vinculado ao CCN-UnB. Bolsista do projeto MEInstruAção.


  • Elisa Mattos, Universidade de Brasília

    Professora de Língua Inglesa e Linguística Aplicada no Departamento de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras da universidade federal de Viçosa. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pesquisa em letramento acadêmico. Atua no projeto MEInstruAção, como bolsista Apoio Técnico.

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Publicado

2025-05-05

Como Citar

Gomes, M. C. A., Pedrosa, M. M. P., & Mattos, E. (2025). MEInstruAÇÃO: eventos de letramento em saúde menstrual em escola do Distrito Federal. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 13(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19175