A BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA UPE (CAMPUS MATA NORTE): um laboratório de formação de professores(as)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19049

Palavras-chave:

brinquedoteca universitária, formação de professores, Educação infantil

Resumo

O presente artigo teve como objetivo compreender como as experiências lúdicas e formativas têm sido desenvolvidas no espaço da brinquedoteca universitária da UPE (Campus Mata Norte). A pesquisa se fundamenta na abordagem qualitativa de Moreira (2002) e Rodrigues (2016). Para coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, realizada em agosto de 2023 com 5 (cinco) estudantes monitores da brinquedoteca que estavam cursando o 6º e 8º período da Licenciatura em Pedagogia e com a coordenação da brinquedoteca Universitária da UPE - Campus Mata Norte. Para a análise dos dados, utilizamos a abordagem Transversal de Escuta Sensível, de René Barbie (2002), e a análise de conteúdo temático categorial, de Bardin (2011). Como resultados, apontamos que a brinquedoteca universitária desempenha um importante papel como laboratório pedagógico, uma vez que coaduna a experiência entre teoria e prática educativa, metodologias pedagógicas lúdicas, favorecendo o ensino, a pesquisa e a extensão, e corroborando, também, com a formação inicial e continuada de professores e professoras.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Franciely Gomes Freire de Aguiar Silva, Universidade de Pernambuco

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco (PPGE - UPE), Mestra em Educação pelo PPGE-UPE. Graduação em geografia e Pedagogia (UPE). Professora do ensino básico da SEDUC – PE.

  • Odaléa Feitosa Vidal, Universidade de Pernambuco - UPE

    Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialização em Estratégias Didáticas na educação básica, com uso das TIC (UFAL). Graduação em Pedagogia (UFAL). Professora adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE). Docente permanente do PPGE- UPE. Atualmente coordenadora do PPGE- UPE.

Referências

ANDRADE, D. J. X. D. C.; BITTENCOURT, M. L.; SANTOS, M. Brinquedotecas universitárias e seus territórios: espaços de criação, humanização, e descoberta... In: Brincar e Criar um Mundo Sustentável para Todos: Anais de Artigos Completos do Simpósio Internacional da ABBri. Anais...São Paulo (SP), ABBri, 2023. Disponível em: Acesso em: 12 fev. 2024

ARAÚJO, L. F. Reflexões, desafios e possibilidades da brinquedoteca em diferentes contextos: a garantia do direito de brincar. 2011. Disponível em: Acesso em: 28 ago. 2023.

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Trad. Lucie Didio. Brasília: Liber Livro, 2002.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BORGES, E. V. A Brinquedoteca como processo formativo de estudantes do Curso de Pedagogia da Escola Normal Superior: reflexões sobre a adoção do lúdico na sala de aula. Trabalho de Conclusão de Curso - UEAM, 2021. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/2431/1/POB19012016.pdf.> Acesso em: 05 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Brasília, 2017. Disponível em: <https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/2249.> Acesso em: 18 set. 2023.

COSTA, C. B.; SILVA, T. G. A.; FRANCATTO, R. M. Brinquedoteca uma ferramenta pedagógica. Revista Faculdades do Saber, v. 5, n. 11, p. 729-740, 2020.

CUNHA, N. H. S. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. 3. ed. São Paulo. Cortez, 2001.

CUNHA, N. H. S. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. 4.ed. São Paulo. Aquariana, 2008.

FARENZENA, R, C. LAUER, C. R. COUTO, J. S. TEXEIRA, G. B. Brinquedoteca universitária: cotidianos Lúdicos do território acadêmico ao comunitário. Expressa Extensão, v. 23, n. 3, p. 66-79, set-dez. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/13227/8725> Acesso em: 18 set. 2023.

GRAHL, M. R.; MUGNAINI, M. A Brinquedoteca como concretização da práxis no Curso de Pedagogia. In Litteras, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2023. Disponível em: <https://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/inlitteras/article/view/304> Acesso em: 05 set. 2023.

LARA, S. M.; RAU, M. C. T. D. Brinquedoteca universitária: a formação dos professores pedagogos para o brincar e o brincar para aprender. XIII Congresso Nacional de Educação. Paraná, 2017. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25815_12605.pdf.> Acesso em: 23 ago. 23.

LIMA, F. P. M.; ALVES, B. As contribuições da brinquedoteca universitária à formação de futuros pedagogos. Revista Interfaces, Suzano, ano 16, n.13. nov. 2024. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/download/567/386/2906#:~:text=Sendo%20assim%2C%20a%20finalidade%20da,para%20o%20desenvolvimento%20da%20crian%C3%A7a.> Acesso em: 10 fev. 2025.

LIRA, A. C.; GEHRKE, M., PLÁ SANDINI, S.; da Silva Lima Leineker, M. Brinquedotecas universitárias no contexto do estado do Paraná: possibilidades e limites. Cadernos de Educação, v. 68, 2024. Disponível em: <https://doi.org/10.15210/caduc.vi68.27172.> Acesso em: 12 fev. 2025.

LOPES, C. Ludicidade humana: contributos para a busca dos sentidos do Humano. v. 1. Portugal, 2004.

MENDES, J. A. C.; BORGES, M. C. D’A. S.; SILVA, G. D. Brinquedoteca: espaço de interação sociocultural no contexto da Universidade. Revista Intercâmbio, v. VII, p.526-533, 2016.

PEREIRA, L. R. LIMA, I. N; DUTRA, R. M. M. Os sentidos da formação: as vivências discentes na brinquedoteca universitária dos cursos de pedagogia. Revista Multidebates, Palmas-TO, v.5, n.1, fev. 2021.

REIS, F.; ARAÚJO, P.; BAPTISTA, T. Brinquedoteca Universitária e formação de professores: [in] visibilidades acadêmicas. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, Belo Horizonte, v. 4, n. 3, p. 96-115, set./dez. 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/567.> Acesso em: 17 jan. 2025.

SANTOS, M. A. G. N.; GONÇALVES, R. G. O. A brinquedoteca como recurso pedagógico em escolas de educação infantil. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023077, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2457. Disponível em: <https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2457.> Acesso em:11 fev. 2024.

SANTOS, S. M. P. (Coord.) Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: Vozes, 1997.

SANTOS, S. M. P. (Coord.). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. 12.ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008.

SILVA, H. G. N.; OLIVEIRA, B. C.; SANTOS, L. E. S.; CLARO, M. L. O papel social da Universidade mediante integração ensino-serviço-comunidade no Brasil: revisão sistemática e metassíntese. Linhas Críticas, Brasília, v. 26, p.1-20, 2020. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/31262/31958#content/citation_reference_7.> Acesso: 08 nov. 2023.

SILVA, I. A. L. Brinquedoteca Universitária: processo de formação continuada de professores da educação infantil da Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Pernambuco, Nazaré da Mata, Pernambuco, 2017, p. 118.

SILVA, M. F. G; VIDAL, O. F; SILVA, M. E; LIMA, A. B. C. Brinquedoteca: espaço lúdico para subsídio e prática pedagógica.2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/epepe/2021/TRABALHO_EV167_MD1_SA104_ID615_16092021181237.pdf> Acesso em: 20 set. 2023.

SILVA, T. D. U. A brinquedoteca enquanto espaço de formação docente e discente: o brincar e o jogar em discussão. São Paulo, 2008. Disponível em: <https://www.docsity.com/pt/a-brinquedoteca-enquanto-espaco-de-formacao docente/4829595/.> Acesso em: 15 jul. 2023.

SOUZA, T. R.; SOUSA, C. S.; SOARES, L. V. A brinquedoteca universitária enquanto espaço de aprendizagem estudantil e formação docente. Anais do II encontro de formação de pedagogos. UFOPA, 2020. Disponível em: <https://issuu.com/publicacoesufopa/docs/2020_anais_do_evento_-_ii_e.i.f.p/s/12695579.> Acesso em: 21 set. 2023.

WAJSKOP, G. Brinquedoteca espaço permanente de formação de educadores. In: FRIEDMANN, A. et al. O direito de brincar: a brinquedoteca. São Paulo: Scritta; ABRINQ, 1992, p.1-8.

Downloads

Publicado

2025-05-05

Como Citar

Silva, F. G. F. de A., & Vidal, O. F. (2025). A BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA UPE (CAMPUS MATA NORTE): um laboratório de formação de professores(as). Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 13(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19049