A BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA UPE (CAMPUS MATA NORTE): um laboratório de formação de professores(as)
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19049Palavras-chave:
brinquedoteca universitária, formação de professores, Educação infantilResumo
O presente artigo teve como objetivo compreender como as experiências lúdicas e formativas têm sido desenvolvidas no espaço da brinquedoteca universitária da UPE (Campus Mata Norte). A pesquisa se fundamenta na abordagem qualitativa de Moreira (2002) e Rodrigues (2016). Para coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, realizada em agosto de 2023 com 5 (cinco) estudantes monitores da brinquedoteca que estavam cursando o 6º e 8º período da Licenciatura em Pedagogia e com a coordenação da brinquedoteca Universitária da UPE - Campus Mata Norte. Para a análise dos dados, utilizamos a abordagem Transversal de Escuta Sensível, de René Barbie (2002), e a análise de conteúdo temático categorial, de Bardin (2011). Como resultados, apontamos que a brinquedoteca universitária desempenha um importante papel como laboratório pedagógico, uma vez que coaduna a experiência entre teoria e prática educativa, metodologias pedagógicas lúdicas, favorecendo o ensino, a pesquisa e a extensão, e corroborando, também, com a formação inicial e continuada de professores e professoras.
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