(ESCRE)VIVÊNCIAS EDUCATIVAS DE UMA JOVEM TRAVESTI DA ROÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19021

Palavras-chave:

Travesti da roça, Trajetória escolar, Sistemas de opressão

Resumo

Quais obstáculos marcam as vivências educativas de uma jovem travesti da roça? Quais efeitos de sentido eles despertam em seu processo de humanização e subjetivação? Essas perguntas impulsionaram a realização de uma pesquisa que se deixou tocar pelas inspirações pós-críticas, as quais instigam a adoção de modos alternativos de fazer pesquisa, centrando-se nas relações de saber-poder presentes nas tramas curriculares e na adoção de procedimentos metodológicos mais livres, coerentes com objeto da investigação. Assim, cartas, áudios, registros fotográficos e mensagens de texto online escritas por Janaína Silva, uma jovem travesti da roça, se converteram em “escrevivências” que foram analisadas pela ótica foucaultiana e freireana. Dessa empreitada investigativa, destaca-se os seguintes resultados: “ser travesti” e “ser da roça”, vertentes da identidade da participante, foram produzidas em torno de um jogo de saberes e poderes que circulam na família, na ruralidade específica em que ela vive e em outras instâncias formativas. Na escola, a ausência de problematizações sobre as nuances da diferença e as situações de preconceito atuaram como obstáculos que a fez cogitar a possibilidade de desistir. Esse mesmo sistema de opressões, que gerou violências físicas e psicológicas, despertou rebeldias em Janaína Silva, “a guerreira”, que segue na luta por melhores condições de vida e alimenta a esperança na possibilidade de mudança através da educação.

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Biografia do Autor

  • Romário Silva Jorge, Colégio Estadual de Tempo Integral Tiradentes (CETIT)

    Mestre em Educação pelo PPGEd/UESB. É Coordenador Pedagógico na Rede Estadual de Ensino da Bahia. Pesquisa temas como: Relações de gênero e sexualidade na educação; currículo; práticas educativas; diferenças.

  • Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

    Doutora em Educação pela FACED/UFMG. É Professora Titular na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus XII, Guanambi. Pesquisa temas como: Paulo Freire; formação de professores; educação popular, educação de jovens, adultos e idosos.

  • Janaína Silva, Centro Universitário Cidade Verde (Unicv)

    Cursa Licenciatura em Geografia pelo Centro Universitário Cidade Verde (Unicv). Tem experiência como monitora de ensino e cuidadora de estudantes com deficiência na Rede Municipal de Ensino de Palmeiras – BA.

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Publicado

2025-05-05

Como Citar

Silva Jorge, R., Alves de Oliveira Reis, S. M., & Silva, J. (2025). (ESCRE)VIVÊNCIAS EDUCATIVAS DE UMA JOVEM TRAVESTI DA ROÇA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 13(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.19021