O IDOSO ESTUDANTE E SUA RELAÇÃO COM OS JOVENS NA EJA

Autores

  • Betania Sena Fonseca Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Tatiane Kelly Pinto de Carvalho Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Rosa Maria da Exaltação Coutrim Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP https://orcid.org/0000-0002-9510-1263

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.18969

Palavras-chave:

relações intergeracionais, educação de idosos, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com alunos idosos matriculados na Educação de Jovens e Adultos. O principal objetivo foi investigar como o estudante idoso avalia a relação com os jovens de até 18 anos nas salas multigeracionais na EJA, no município de Mariana, MG. A abordagem metodológica, de cunho qualitativo, contemplou a análise documental e a revisão bibliográfica, e ainda contou com quatro entrevistas com estudantes acima dos 60 anos e questionários aplicados a duas professoras atuantes em salas multigeracionais da EJA. A análise das pesquisas produzidas sobre o tema ao longo dos últimos vinte anos mostrou que a discussão sobre os idosos na EJA ainda carece de estudos, principalmente quando se refere às relações intergeracionais com os mais jovens. O retorno ou o ingresso dos entrevistados à escola na maturidade é decorrente da vontade de aprender, de se inserir socialmente e da realização de um antigo sonho, e não necessariamente da busca do diploma e de melhores salários. Os resultados demonstraram também que, para os estudantes entrevistados, não existem graves problemas relacionados a conflitos geracionais nas salas de aula. Além disso, eles reconhecem o aprendizado mútuo que existe entre as duas gerações. Os dados ainda revelaram que a convivência entre os dois grupos etários em um mesmo espaço não apresenta maiores tensões, porém, atos de indisciplina dos jovens estudantes, como conversar durante a explicação da matéria, incomodam os mais velhos, que consideram desrespeito ao docente.

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Biografia do Autor

  • Betania Sena Fonseca , Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

    Mestre em Educação (UFOP) e Graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Atualmente pesquisa “Relações Intergeracionais em Salas de Aula da Educação de Jovens e Adultos no Município de Mariana (MG)”.

  • Tatiane Kelly Pinto de Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

    Pós-Doutoranda em Educação (UESB), Doutora em Educação (UFOP). Mestre em Educação (UEMG) e Graduada em História pela Universidade (UFMG). Atualmente pesquisa “A longevidade escolar de estudantes universitários de camadas populares criados ou cuidados por seus avós”.

  • Rosa Maria da Exaltação Coutrim , Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

    Doutora em Sociologia e Política (UFMG), Mestre em História (UNESP) e Graduada em Ciências Sociais (UNESP). Professora Titular do Departamento de Educação e da Pós Graduação em Educação (UFOP). Coordenadora do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola (NESFE – UFOP).

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Publicado

2025-05-05

Como Citar

Fonseca , B. S., Carvalho, T. K. P. de, & Coutrim , R. M. da E. (2025). O IDOSO ESTUDANTE E SUA RELAÇÃO COM OS JOVENS NA EJA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 13(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.18969