AUTORIA INFANTIL: uma experiência de escrita de legendas com crianças pequenas
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.18923Palavras-chave:
Educação Infantil, cultura do escrito, produção de textoResumo
O relato de experiência tem como objetivo evidenciar as possibilidades de crianças pequenas produzirem textos com autoria. Para esse fim utilizou-se o gênero legenda. Nesse contexto, objetivou-se exercitar a análise e a reflexão sobre os marcadores estruturais do gênero; estabelecer relações entre as imagens e as complementações textuais próprias da escrita de legendas, ambas na perspectiva da apropriação da criança; e, escrever com propósito social real. Concomitantemente, pretendeu-se exercitar a análise e a reflexão sobre o Sistema de Escrita Alfabética pela criança, apropriando-se, progressivamente, de seus aspectos notacionais. A metodologia utilizada foi a sequência didática tomada na perspectiva de Schneuwly e Dolz (1999; 2004). A coleta de dados se deu por meio dos registros das crianças pequenas, por fotografias e pelas notas tomadas pela professora no caderno de observações de sala. A revisão de literatura e a análise dos resultados foi mediada pela concepção psicogenética de aprendizagem e pela imersão nas culturas do escrito (FERREIRO, 2013), pelo uso do texto como ferramenta de ensino da língua (MARCHUSCHI, 2008) e pela análise de gênero do discurso como recurso pedagógico (SCHNEUWLY e DOLZ, 1999; 2004). Considerou-se que o acesso à escrita mediante o ingresso às culturas do escrito precisa tornar-se uma garantia didática no trabalho pedagógico da escola. A ampliação do volume de experiências com sentido social real parece apontar como um dos recursos facilitadores da autonomia no que se refere à autoria infantil.
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Referências
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