LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: perspectivas docentes no Grande ABC Paulista
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.18864Palavras-chave:
Literatura Afro-brasileira, Racismo, Educação Infantil, Educação antirracistaResumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender como o trabalho com a literatura afro-brasileira vem sendo realizado nas instituições de Educação Infantil da região do Grande ABC Paulista. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que teve como procedimentos a realização de entrevistas semiestruturadas com docentes de creches e pré-escolas da referida localidade. No arcabouço teórico, a investigação dialoga com os estudos sociais da infância, a literatura, os estudos interculturais e a epistemologia freiriana. A análise dos dados revela que, embora as professoras reconheçam a relevância da literatura afro-brasileira, esta é subutilizada no contexto da Educação Infantil, justificando-se essa lacuna em virtude da escassez de materiais e da carência de formação específica sobre o tema. Ademais, verifica-se a presença de discursos e práticas que remetem à persistência do mito da democracia racial. Conclui-se, portanto, que há uma necessidade de investimentos tanto na aquisição de obras que abordem a temática quanto em iniciativas de formação que propiciem uma reflexão crítica acerca do racismo, culminando na promoção de práticas pedagógicas que reconheçam, valorizem e celebrem as diferenças, tendo a literatura como uma ferramenta essencial na construção de um Brasil antirracista.
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