LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: perspectivas docentes no Grande ABC Paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.18864

Palavras-chave:

Literatura Afro-brasileira, Racismo, Educação Infantil, Educação antirracista

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender como o trabalho com a literatura afro-brasileira vem sendo realizado nas instituições de Educação Infantil da região do Grande ABC Paulista. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que teve como procedimentos a realização de entrevistas semiestruturadas com docentes de creches e pré-escolas da referida localidade. No arcabouço teórico, a investigação dialoga com os estudos sociais da infância, a literatura, os estudos interculturais e a epistemologia freiriana. A análise dos dados revela que, embora as professoras reconheçam a relevância da literatura afro-brasileira, esta é subutilizada no contexto da Educação Infantil, justificando-se essa lacuna em virtude da escassez de materiais e da carência de formação específica sobre o tema. Ademais, verifica-se a presença de discursos e práticas que remetem à persistência do mito da democracia racial. Conclui-se, portanto, que há uma necessidade de investimentos tanto na aquisição de obras que abordem a temática quanto em iniciativas de formação que propiciem uma reflexão crítica acerca do racismo, culminando na promoção de práticas pedagógicas que reconheçam, valorizem e celebrem as diferenças, tendo a literatura como uma ferramenta essencial na construção de um Brasil antirracista.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

    Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação (GEPIDE) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire.

  • Ana Carolina Bresciani Valverde, Universidade Municipal de São Caetano no Sul

    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Especialista em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Professora da Educação Básica, com experiência na Educação Infantil.

  • Waleska Prudêncio Gomes, Universidade Municipal de São Caetano no Sul

    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Bolsista PIBIC-CNPq de Iniciação Científica.

Referências

ABAD, Ernesto Rodrigues. Contos Africanos. 3. ed. São Paulo: Editora Girassol, 2020.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

ARROYO, Miguel González. Tensões na condição e no trabalho docente – tensões na formação. Movimento - Revista de Educação, ano 2, n. 2, ago. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.22409/mov.v0i2.251. Acesso em: 25 mar. 2025.

BALDIN, Nelma; MUNHOZ, Elzira M. Bagatin. Educação ambiental comunitária: uma experiência com a técnica de pesquisa Snowball (bola de neve)._REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental,_[S. l.], v. 27, 2011. DOI: 10.14295/remea.v27i0.3193. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3193. Acesso em: 25 mar. 2025.

BELÉM, Valéria._O cabelo de Lelê._São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Educação Infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: Ceert, 2011.

BERNARDO, Ane Cristine dos Santos; SILVA, Alex Sander da. A inserção da literatura afrobrasileira e as suas contribuições perante a construção da identidade da criança na Educação Infantil. Revista Saberes Pedagógicos, v. 4, n. 1, p. 23-38, 2020. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/pedag/article/view/5734/5154. Acesso em: 19 mar. 2025.

BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 25 mar. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: MEC/SEB, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil . Brasília: MEC, SEB, 2010.

CANDIDO, Antônio. Direitos Humanos e literatura. In:_FESTER, Antônio Carlos Ribeiro (org.)._Direitos humanos e…_São Paulo: Comissão Justiça e Paz, Editora Brasiliense, 1989.

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. 4. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2004.

CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar. Racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2003.

COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma Nazaré Baía. Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de história nas novas diretrizes para a formação de professores. Educação em Revista. Curitiba. v.37, e77098, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/h5n5B78LkcMTWxWbc95t5BF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 mar. 2025.

COOKE, Trish. Tanto, tanto! 3. ed. São Paulo, Editora Ática: 2008.

D’ÁVILA, Jerry. Diploma de brancura: política social e racial no Brasil. Unesp: 2006.

DUARTE, Eduardo de Assis. Literatura e Afrodescendência. Literafro – O portal da literatura afro-brasileira. [200--?]. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/arquivos/artigos/teoricos-conceituais/ArtigoEduardo3literaturaeafrodescendencia.pdf. Acesso em: 25 mar. 2025.

EMICIDA. Amoras.São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2018.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 13 ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1986.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 35. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

GADOTTI, Moacir. A Voz do Biógrafo Brasileiro: A prática a altura do sonho. In: GADOTTI, Moacir (org.). Paulo Freire. Uma Biobibliografia. São Paulo: Cortez Editora / Instituto Paulo Freire, 1996.

GOMES, Joaquim Barbosa. Ação afirmativa e princípio constitucional da igualdade: o direito como instrumento de transformação social: a experiência dos EUA. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

IBGE.Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ; Marli Elisa Dalmazo de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.

MACHADO, Ana Maria._Menina Bonita do laço de fita._Rio de Janeiro: Ática, 1986.

MARIANI, Fábio; CARVALHO, Ademar de Lima. A Formação de professores na perspectiva da educação emancipadora de Paulo Freire. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE,2009, Curitiba, Anais eletrônicos. Curitiba, 2009, p. 2405-2417. Disponível em: https://www.academia.edu/31739163/A_FORMA%C3%87%C3%83O_DE_PROFESSORES_NA_PERSPECTIVA_DA_EDUCA%C3%87%C3%83O_EMANCIPADORA_DE_PAULO_FREIRE. Acesso em: 25 mar. 2025.

MEDEIROS, Alexsandro. Humanização versus desumanização: reflexões em torno da Pedagogia do Oprimido. Revista Reflexões, Fortaleza, s/v, p. 127-137, jul/dez 2013. Disponível em: https://revistareflexoes.com.br/wp-content/uploads/2017/07/humanizacao-em-Paulo-Freire-alexandro-a.pdf.pdf. Acesso em: 25 mar. 2025.

MIHAL, Ivana; SZPILBARG, Daniela; RIBEIRO, Ana Elisa. Livros para infâncias diversas: onze casos de editoras independentes da Argentina e do Brasil. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 62, p. e624, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/elbc/a/RrDgPrMchwHMC7KkPGMKx3S/?lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2025.

MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o Racismo na Escola. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. ONU. Agenda 2030 (2015). Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em: 23 jun. 2022.

RIBEIRO, Odilia Barbosa; SILVA, Rovilson José da; BORTOLIN, Sueli. Literatura infantil e protagonismo negro: mediação na biblioteca escolar. Em Questão, v. 31, p. e–138792, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/emquestao/a/tSYXTkz95rbj3YL5pHzYNRh/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 19 mar. 2025.

ROCHA, Deise Ramos da; SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. O impacto da atuação nos movimentos sociais para a formação e valorização do pedagogo: Diálogos possíveis / The impact of working in social movements for the formation and valorization of the pedagogue: Possible dialogues._Brazilian Journal of Development,_[S. l.], v. 7, n. 8, p. 76356–76374, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n8-045. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33814. Acesso em: 25 mar. 2025.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Prefácio. In: FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 13. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1986, p. 7-8.

SILVA, Danielle Tudes Pereira; OLIVEIRA, Neuza Maria Sant’Anna de; COELHO, Simony Ricci. Formação docente em coletivos: conhecimento e militância antirracista. Revista Ensaios e Pesquisas em Educação e Cultura, v. 3, n. 5, p.49-60, jul. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/repecult/article/view/539. Acesso em: 25 mar. 2025.

SILVA, Jerusa Paulino da. A construção da identidade da criança negra: a literatura afro como possibilidade reflexiva. 2010. 78p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

SILVA JR, Hédio; BENTO, Maria Aparecida Silva; CARVALHO, Silvia Pereira. Educação Infantil e Práticas Promotoras de Igualdade Racial. São Paulo, CEERT, 2012.

SILVA, Marta Regina Paulo da. Literatura afro-brasileira na Educação Infantil: desafios à formação docente. Educ. Form. (online), Fortaleza, v. 8e10060, 2023.Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10060/9060. Acesso em: 25 mar. 2025.

SILVA, Marta Regina Paulo da; SANTOS, Cleia Souza. A literatura afro-brasileira em um Centro de Educação Infantil do município de São Paulo._Revista Cocar,_[S. l.], v. 14, n. 28, p. 664-680, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3143. Acesso em: 19 mar. 2025.

SOUZA, Florentina; LIMA, Maria Nazaré. Literatura Afro Brasileira. Brasília. Centro de Estudos Afro Ocidental (CEAO)/ Fundação Cultural Palmares, 2006.

VEIGA, Aline Aparecida Souza de Carvalho; SILVA, Marta Regina Paulo da Silva. As relações étnico-raciais e as práticas pedagógicas na creche: percepções docentes. Educação, Santa Maria, v. 49, p. 1-27, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84865. Acesso em: 25 mar. 2025.

ZIRALDO. O menino Marrom. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1986.

Downloads

Publicado

2025-05-05

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação para as Relações Étnico-Raciais: os vinte anos da lei 10639/03 e seus desdobramentos

Como Citar

Silva, M. R. P. da, Valverde, A. C. B., & Gomes, W. P. (2025). LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: perspectivas docentes no Grande ABC Paulista. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 13(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.18864