FLORESTAN FERNANDES E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NUMA SOCIEDADE CONSERVADORA

Autores

  • Elson dos Santos Gomes Junior Instituto Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0002-7222-8288
  • Cláudio Alves Pereira Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.18748

Palavras-chave:

Educação, Relações étnico-raciais, Conservadorismo

Resumo

Este trabalho apresenta a contribuição de Florestan Fernandes para a educação das relações étnico-raciais considerando, como variável analítica, o conservadorismo evidenciado em sua sociologia. Para o sociólogo paulista, uma das principais características da gramática política das elites nacionais encontra-se no fato de atribuir aos interesses particularistas e de classe o status de interesse nacional. Neste sentido, operando com uma ideologia de valores nacionalistas, democráticos, jurídicos, em suma, modernos, a questão racial permanece sendo negada como uma das fissuras mais profundas da sociedade brasileira. A metodologia é de cunho qualitativo-bibliográfico cuja análise, considerando uma delimitação temática, privilegia as obras de Florestan Fernandes de cunho educacional e seus estudos sobre a população negra. Os resultados apontam para a justificativa da educação para as relações étnico-raciais como pilar de um mundo possível e imprescindível negado pela ideologia de totalidade nacional conservadora. Além disso, evidencia a necessidade de desconstrução desta ideologia, uma vez que restringe a modernidade à dimensão econômica sem, com isso, atentar para a histórica marginalidade da população negra e de sua necessidade de desenvolvimento humano multidimensional.

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Biografia do Autor

  • Elson dos Santos Gomes Junior, Instituto Federal Fluminense

    Graduação em Ciências Sociais, Mestrado e Doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. Professor EBTT – Sociologia do Instituto Federal Fluminense – IFF.

  • Cláudio Alves Pereira, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, licenciado em Física pela Universidade Nova Iguaçu (Unig). Técnico em Assuntos Educacionais no IFMG Campus Arcos.

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Publicado

2025-06-11

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação para as Relações Étnico-Raciais: os vinte anos da lei 10639/03 e seus desdobramentos

Como Citar

Gomes Junior, E. dos S., & Pereira, C. A. (2025). FLORESTAN FERNANDES E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NUMA SOCIEDADE CONSERVADORA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 13(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.18748