A PANDEMIA DA COVID-19 SOB O OLHAR DAS CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.16535Palavras-chave:
Aprendizagens, pandemia Covid-19, narrativas de criançasResumo
Apresentamos um recorte de pesquisas realizadas com crianças, entre 10 e 11 anos de idade, sobre o modo como percebem as experiências por elas vividas nas condições de vida escolar e social, impostas pela pandemia da Covid-19. O cenário é uma escola municipal de Sobral-CE, escolhida pelos avanços obtidos nos índices de letramento nos últimos anos. As fontes empíricas, narrativas orais de 24 crianças participantes da pesquisa, foram recolhidas, em 2022, em rodas de conversa, gravadas e transcritas. Nosso objetivo é discutir resultados concernentes ao modo de as crianças verem as medidas sanitárias e seus impactos sobre suas aprendizagens. Iniciamos por uma breve discussão sobre a pesquisa com crianças, para em seguida analisar, à luz dos pressupostos epistemológicos, éticos, metodológicos e políticos da pesquisa (auto)biográfica, o que as crianças tematizam em suas narrativas. Para além dos impactos e desequilíbrios, provocados pela pandemia sobre os conteúdos escolares, as crianças analisam suas consequências sobre aspectos biopsicossociais, sinalizando sua capacidade reflexiva, nem sempre levada em conta. Se a falta de acesso à internet de qualidade impossibilitava a aquisição de conteúdos escolares, exigidos para essa etapa da escolaridade, as mais diversas ausências, perdas e distanciamentos agravaram situações de vulnerabilidade social por elas ressentidas. Concluímos pela legitimidade da palavra da criança, tanto para a pesquisa educacional quanto para propostas e implementação de políticas públicas, voltadas para a infância.
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