Bullying Escolar: Disciplinaridade, Trandisciplinaridade e Lógica do Terceiro Incluído
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11547Palavras-chave:
Bullying Escolar, Disciplinaridade, TransdisciplinaridadeResumo
Este artigo aborda os resultados de uma pesquisa teórico-empírica, realizada numa escola pública municipal da cidade do Recife, sobre a inter-relação bullying escolar, disciplinaridade e transdisciplinaridade. A pesquisa buscou compreender se o uso da abordagem transdisciplinar, mais notadamente a Lógica do Terceiro Incluído, em ambientes escolares, possibilitava a minimização da ocorrência do fenômeno bullying entre pares. Em temos metodológicos, fundamentou-se numa abordagem qualitativa, tendo a Observação Participante como método, fez-se uso das seguintes técnicas de construção de dados: observação exploratória, entrevista semiestrutural e rodas de discussão. 35 (trinta e cinco) sujeitos (adolescentes) participaram como interlocutores/as, sendo, desse número, 5 (cinco) adolescentes ouvidos/as nas entrevistas e participantes das rodas de discussão. Os resultados apontam que a abordagem transdisciplinar, quando utilizada no enfrentamento ao bullying escolar, possibilita pôr em evidência questões tais como rejeição à diferença identitária, preconceito ao/à não-semelhante, a importância do autoconhecimento, do conhecimento do/a outro/a, da compreensão e da empatia como elementos essenciais a uma convivência social compassiva.
Downloads
Métricas
Referências
AVILÉS MARTINEZ, José. Bullying: Guia para educadores. 1 ed. Campinas: Mercado de Letras. 2013.
BARROS, Ednaldo Andrade.; FERREIRA, Hugo Monteiro. Como os jovens estudantes encaram seus colegas homossexuais na escola: Reflexões necessárias para a superação da intolerância. In: E-book Conqueer, Campina Grande: Realize, 2018, p.198-210. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/40206>. Acesso em: 05/11/2020.
BAUER, Martin; GASKEL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. 3 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
BOURDIEU, Pierre.; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2007.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. 1 ed. São Paulo: Fundação Editora da UNEP (FEU), 1999.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: Uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. 2 ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1997.
CARLISLE, Nicholas; ROFES, Eric. School bullying: Do adult survivors perceive long-term effects? In: Traumatology [Online], n. 13, p. 16-19, 2007. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1534765607299911>. Acesso em: 05/11/2020.
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
DOLL, William Jr. Currículo: Uma perspectiva pós-moderna. 1 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2002.
DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. 3 ed. São Paulo: Editora Abril Cultural, 2002.
FARRINGTON, David Philip. Understanding and preventing bullying. In: TONNY, Michael; MORRIS, Norval. (Orgs.) Crime and Justice. Chicago: University of Chicago Press, 1993. p.381-458.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2018.
FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade-Transdisciplinaridade: visões culturais epistemológicas. In: FAZENDA, Ivani (Org.). O que é interdisciplinaridade? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013. p. 21-32.
FERREIRA, Hugo Monteiro. Iniciando a jornada: Construindo fundamentos. In: FERREIRA, Hugo Monteiro (org.). A educação integral e a transdisciplinaridade. 1. ed. Recife: MXM Gráfica & Editora, 2016, p. 11-44.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2018.
LOPES NETO, Aramis Antonio. Bullying: Comportamento agressivo entre estudantes. In: Jornal de Pediatria [Online], v. 81, n. 05, 2005, p. 164-172. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/jped/v81n5s0/v81n5Sa06.pdf> Acesso em: 10/12/2020.
MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. 1 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
MAFFESOLI, Michel. A violência totalitária. 2 ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
MANACORDA, Maria Alighiero. História da educação: Da antiguidade aos nossos dias. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MARX, Karl H; ENGELS, Friedrich. O Manifesto Comunista. Versão eletrônica, Ridendo Castigat Moraes. Disponível em: <http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/manifestocomunista.pdf> Acesso em: 07 de novembro de 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Orgs.). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
MORAES, Maria Cândida; NAVAS, Juan Miguel Batalloso (Orgs.). Transdisciplinaridade, criatividade e educação: Fundamentos ontológicos e epistemológicos. 1 ed. Campinas: Papirus, 2015.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 2014.
MORIN, Edgar; CURANA, Emílio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: O pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. 1 ed. São Paulo: Triom, 2014.
OLIVEIRA, Agnes Schutz de; ANTONIO, Priscila da Silva. Sentimentos do adolescente relacionados ao fenômeno bullying: Possibilidades para a assistência de enfermagem nesse contexto. In: Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 08, n. 01, 2006. p. 30-41. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/fen/article/view/946/1157> Acesso em: 10/12/2020
ROLIM, Marcos. Bullying: O pesadelo na escola. 1 ed. Porto Alegre: Dom Quixote, 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2004.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2014.
VALLE, Lilian. A escola imaginária. 1 ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2014.
YOUNG, Michel. Para que servem as escolas. In: Revista Educação e Sociedade, v.28, n.101, Campinas, 2007. p. 1287-1302. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/fen/article/view/946/1157> Acesso em: 10/12/2020.