Violência Escolar no município de Ladário - MS: um relato sobre formação para criação de observatório
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11474Palavras-chave:
Teoria Crítica da Sociedade, Violência na Escola, ObservatórioResumo
Este relato de experiência tem por objetivo descrever e discutir um programa de formação de professores voltado a prevenir, identificar e combater a violência em ambiente escolar. Tal formação ocorreu por meio de uma disciplina especial oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal, e foi amplamente divulgada para os professores da rede pública de ensino. Com carga horária de 60 horas, divididas em quatro horas de estudos semanais, a disciplina se estruturou a partir de três módulos, os quais foram intitulados: (a) proposta de pesquisa empírica e interdisciplinar da Teoria Crítica da Sociedade (b) Bullying e preconceito; (c) Observatórios de prevenção à violência e projetos aplicativos para escolas. Essa estrutura teve por finalidade, propiciar não apenas a aquisição de conhecimentos teóricos, mas a reflexão crítica acerca da prática docente cotidiana e o planejamento de ações com vistas a prevenir e intervir sobre as situações de violência no contexto escolar. Tal programa é uma das etapas de desenvolvimento da pesquisa “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade nas escolas municipais de Ládario - MS” vinculada como pesquisa local ao projeto de pesquisa coletivo intitulado de “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”, aprovado pelo CNPq junto à Chamada Cidadania, Violência e Direitos Humanos, tendo início em fevereiro de 2018 e duração prevista de 35 meses.
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