Bullying e desempenho escolar: leituras e compreensões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11470

Palavras-chave:

Violência, Bullying, Desempenho Escolar

Resumo

O presente artigo, recorte da pesquisa “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”, tem como objetivo analisar a compreensão de professores sobre o bullying e, mais especificamente, identificar o perfil dos envolvidos nessas ações (os agressores, as vítimas e os observadores), bem como a relação entre violência (sofrida e praticada) e desempenho escolar. A metodologia empregada foi de cunho qualitativo e os dados foram levantados através de entrevista semiestruturada com professores de Língua Portuguesa, Artes e Educação Física que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa apontam que os professores compreendem de forma parcial a situação de bullying, identificam as vítimas e os agressores, mas não mencionam os observadores que, diante do papel que exercem, carecem de ser visibilizados. Por sua vez, a violência e o desempenho escolar denotam ambiguidade diante do intelectual e da manifestação das hierarquias oficial e não oficial que se materializam na escola.

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Biografia do Autor

Maria José Oliveira Duboc, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Educação pela Universidade del Mar –Chile. Mestre em Educação Especial pela UEFS/CELAEE-Cuba. Professora efetiva da Universidade Estadual de Feira de Santana e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial.

Susana Couto Pimentel, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação Especial pela UEFS/CELAEE-Cuba. Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID/UFRB) e do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (UFRB). Coordenadora do Grupo de Estudo sobre Educação, Diversidade e Inclusão

Jislane Ribeiro Carneiro., Universidade Estadual de Feira de Santana

Estudante do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana e bolsista de Iniciação Científica

 

André Luís Gomes de Matos, Rede estadual de Educação da Bahia 

Licenciado em Biologia, Especialista em Metodologia do Desenho e professor da educação básica da rede estadual da Bahia

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Publicado

2021-04-21

Como Citar

Oliveira Duboc, M. J., Couto Pimentel, S., Ribeiro Carneiro., J. ., & Gomes de Matos, A. L. . (2021). Bullying e desempenho escolar: leituras e compreensões. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 9(1), 21–37. https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11470