Ser diretor de escola em tempos de pandemia e seu papel gerencialista na escola como agência multifuncional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11409

Palavras-chave:

Direção da Escola, Escola como Agência Multifuncional, Pandemia

Resumo

O artigo focaliza a gestão educacional e da escola pública, durante o período de isolamento social indicado para a contenção da pandemia de COVID-19, pelas autoridades de saúde. Considera o contexto de crise da escola pública, quanto à sua função social e observa os processos político administrativos e burocráticos que pautam a atuação do diretor. O objetivo contribuir para o debate sobre gestão educacional e escolar, buscando identificar as contradições da práxis, considerando o princípio da gestão democrática. A base empírica se constitui por meio de análise de documentação normativa exarada pelo poder público municipal de São Paulo durante a pandemia, e por meio de entrevistas realizadas com nove diretores de escola de diferentes regiões da cidade, durante o mês de julho/2020, convidando-os para expressarem suas vivências, nesse contexto. A análise permite enxergar as contradições da práxis entre a gestão educacional e a gestão escolar por meio de três agrupamentos temáticos: a pseudogestão democrática, a função gerencialista do diretor de escola e a multifuncionalidade da escola. As considerações finais chamam a atenção para a necessidade de uma escuta ativa por parte dos órgãos centrais quanto às reais características de cada território, bem como a disponibilidade de financiamento público para a realização do projeto pedagógico e a efetivação da autonomia da unidade escolar, pautada nos princípios de gestão democrática e na função social da escola como aspectos relevantes, mais do que já se sabia antes.

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Biografia do Autor

Rosemary Roggero, UNINOVE

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade – PUCSP. Docente do PPGE (Programa de Pós Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado) e do PROGEPE (Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais) Uninove.

Gisele Pereira Kubo, Uninove

Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE/SP. Supervisor Escolar - Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Sandy Catherine Weiss de Almeida, Uninove

Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE/SP. Assistente de Diretor de Escola - Prefeitura da Cidade de São Paulo

 

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Publicado

2021-07-25

Como Citar

Roggero, R., Pereira Kubo, G. ., & Weiss de Almeida, S. C. . (2021). Ser diretor de escola em tempos de pandemia e seu papel gerencialista na escola como agência multifuncional. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 9(2), 33–52. https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11409