O estágio como possibilidade de pesquisa na licenciatura em Pedagogia e a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11325

Palavras-chave:

Estágio, Formação de Professores, Teoria dos Campos Conceituais

Resumo

Busca-se, no presente artigo, compartilhar encaminhamentos e resultados de uma investigação que descreve/analisa o estágio obrigatório como possibilidade de pesquisa, a partir da experiência da primeira autora no contexto da licenciatura em Pedagogia, na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. A produção dos dados em questão teve como mote reflexões decorrentes de uma intervenção, sob a abordagem qualitativa em educação, no 3º ano do Ensino Fundamental em que a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud foi o referencial teórico-metodológico para o trabalho com a resolução de problemas em uma escola pública estadual. Dada a realidade vivenciada, foi possível concluir que as vivências do estágio desempenham papel fundamental para a formação de professores, uma vez que estas oportunizaram, no caso pesquisado, processos de ressignificação do conhecimento "de" e "sobre" a Educação Matemática, bem como para conhecer a realidade do trabalho na escola e para percursos de identidade profissional de uma futura professora que ensinará Matemática.

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Biografia do Autor

Jéssica de Godoi Baima, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Linha de Pesquisa "Educação em Ciências e Matemática". Licenciada em Pedagogia (UFSCar); Integrante do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP/UFSCar). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, ambos da UFSCar. Líder do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

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Publicado

2021-07-25

Como Citar

Baima, J. de G., & Ciríaco, K. T. (2021). O estágio como possibilidade de pesquisa na licenciatura em Pedagogia e a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 9(2), 53–79. https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11325