O perfil e a trajetória dos estudantes indígenas na UFFS

Expectativas, encantos e desencantos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11321

Palavras-chave:

Indígenas, Educação superior, Permanência

Resumo

Este texto tem como intenção apresentar o perfil dos estudantes indígenas que estão matriculados e frequentando os cursos de graduação na Universidade Federal da Fronteira - UFFS e as suas percepções a respeito dos processos seletivos de ingresso, da inserção na universidade, das ações de permanência, do seu desempenho acadêmico, além das sugestões que eles propõem para qualificar o Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN) da UFFS. Para a produção do texto, utilizou-se como materiais de análise as respostas dadas pelos estudantes indígenas no questionário aplicado a eles para a construção do segundo relatório de avaliação do PIN e os dados existentes no Sistema de Gestão Acadêmica – SGA da UFFS. Observa-se que os estudantes indígenas demonstram uma satisfação muito grande em estarem na universidade, porém enfrentam muitos desafios provenientes tanto de questões culturais quanto de limitações decorrentes da sua condição econômica e social. Contudo, esses estudantes têm superado séculos de exclusão e esquecimento ao buscarem a educação superior. O PIN representa um esforço institucional da UFFS para fortalecer esse grupo social e firmar-se como entidade que possui um papel diferenciado nas regiões em que está inserida, propiciando oportunidades de acesso e permanência no ensino superior desconhecidas antes de sua instalação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Lucélia Peron, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS (2016). Servidora da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

  • Rosenei Cella, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2019), linha de pesquisa em Políticas Educacionais. Servidora da Universidade Federal da Fronteira Sul -UFFS

Referências

AMARAL, Wagner Roberto do. As trajetórias dos estudantes indígenas nas Universidades Estaduais do Paraná: Sujeitos e pertencimentos. (Tese, Doutorado em Educação). Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2010.

AMARAL, Wagner Roberto do. Indígenas nas universidades estaduais do Paraná: sujeitos, trajetórias e pertencimentos. In AMARAL, Wagner Roberto do; FRAGA, Letícia; RODRIGUES, Isabel Cristina e LÁZAR, André (Org.) Coleção estudos afirmativos, 8: universidade para indígenas: a experiência do Paraná. Rio de Janeiro: FLACSO, GEA; UERJ, LPP, 2016, p. 105 – 120.

ANGNES, Juliane Sachser; FREITAS, Maria de F. Q. de; KLOZOVSKI, Marcel L.; COSTA, Zoraide da F.; ROCHA, Carla M. (2017). A Permanência e a Conclusão no Ensino Superior: O que Dizem os Índios da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná [UNICENTRO] – Brasil. Arquivos Analíticos de Politicas Educativas, 25(6). http://dx.doi.org/10.14507/epaa.25.2426

BANIWA, Gersem. Educação escolar indígena no século XXI: encantos e desencantos. 1. ed. Rio de Janeiro: Mórula, Laced, 2019.

BERGAMASCHI, Maria A.; MEDERIROS,Juliana S. História, memória e tradição na educação escolar indígena: o caso de uma escola Kaingang. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 30, nº 60, p. 55-75 – 2010.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior. 2018. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior >. Acesso em: 20 ago. 2020.

PEREIRA, G. F. de S. F.; AMARAL, W. R. do; BILAR, J. A. B. (2020). A experiência de estar na universidade sob a ótica de uma indígena estudante da pós-graduação. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 28(158). https://doi.org/10.14507/epaa.28.4791.

Universidade Federal da Fronteira Sul. Conselho Universitário. RESOLUÇÃO Nº 33/2013 – CONSUNI. Institui o Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN) da Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó-SC, 12 de dezembro de 2013.

Universidade Federal da Fronteira Sul. Processo 23205.010901/2020-61 – Segundo relatório de avaliação do Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN) da UFFS. Chapecó-SC, 15 de setembro de 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-25

Como Citar

Peron, L., & Cella, R. . (2021). O perfil e a trajetória dos estudantes indígenas na UFFS : Expectativas, encantos e desencantos. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 9(2), 80-99. https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11321