Percurso da composição de uma coleção de produções acadêmicas em educação sobre formador de formadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11254

Palavras-chave:

Produção acadêmica, Formador de Formador, Pesquisa Narrativa

Resumo

Levantar o conhecimento construído em outros tempos e espaços integra tanto o percurso de investigações acadêmicas quantitativas como qualitativas, ação que se orienta nos últimos anos, quase que exclusivamente, por caminhos previamente definidos, delimitados por protocolos, pouco suscetíveis ao erro e com isso caracterizada por ser abrangente e não tendenciosa segundo Kitchenham and Charters (2007). Este artigo apresenta o percurso de composição de uma coleção de produções acadêmicas nacionais e internacionais (2013 a 2019), sobre o/a formador(a) de formadores(as) – profissional da formação continuada que forma formadores(as) em diferentes espaços. Percurso que combinou ações planejadas a inesperadas, instigou a exploração, o arriscar-se a trajetórias diferentes, favorecendo a experiência semelhante ao que vive o colecionador que atribui valor afetivo aos artefatos e não valor funcional (BENJAMIN,1987). A trajetória insere-se na investigaçãoformação, intitulada até o momento: “De estrelas a constelação: uma comunidade de práticas formativas de formadoras de formadoras” que tem como principais aportes teóricos Walter Benjamin (1987, 2018); Beillerot (1998); Imbernon (2011) e revelou o quanto a variação de denominação de cargo, contexto, sujeito e atuação da formadora de formadoras impactou significativamente na busca, seleção de publicações e, consequentemente, na compreensão do papel dessa profissional no campo educacional. Como pesquisadores colecionadores, compreendemos que, ao colocar em destaque a sensibilidade do leitor, seus conhecimentos de mundo, suas possibilidades de tecer relações entre as obras, autores, contextos, experiências, lembranças e esquecimentos, esse levantamento bibliográfico torna-se mais formativo e significativo e, muito embora seja bem mais subjetivo, não é menos importante ou menos válido.

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Biografia do Autor

Renata Barroso de Siqueira Frauendorf, Faculdade de Educação/ Unicamp

Doutoranda em educação - Faculdade de Educação – Unicamp. Coordenadora do Grupad – Grupo Alfabetização em diálogo - GEPEC/FE/Unicamp. Formadora de Profissionais da Educação

Guilherme do Val Toledo Prado, Faculdade de Educação/Unicamp

Professor Livre-Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP e vice-coordenador do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada - FE/Unicamp. Prof. Associado do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da Unicamp.

 

 

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Publicado

2021-07-25

Como Citar

Frauendorf, R. B. de S., & Prado, G. do V. T. (2021). Percurso da composição de uma coleção de produções acadêmicas em educação sobre formador de formadores. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 9(2), 120–142. https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11254