Autores e alvos da agressão: um estudo da violência escolar em escolas públicas e particulares de Campo Grande/MS
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11236Palavras-chave:
Violência Escolar, Autores da agressão, Alvos da agressãoResumo
Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa em andamento Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade, que tem como pressuposto teórico-metodológico a teoria crítica da sociedade. Os participantes do estudo foram 393 alunos (205 de três escolas públicas municipais e 188 de três particulares) do nono ano do ensino fundamental do município de Campo Grande (MS). O instrumento empregado na coleta de dados foi a Escala de Identificação de Bullying (Escala B). O objetivo consistiu em analisar as indicações dos alunos em relação a aspectos da violência escolar: características dos autores e dos alvos da violência; motivos que levam a ser autor de agressão; e sentimentos dos autores e dos alvos da agressão. Dos resultados quanto às características dos autores: fortes, magros, populares, bons esportistas e com más notas; e dos alvos: fracos, gordos, impopulares, maus esportistas e com boas notas. Os motivos se referem a não ter o que fazer, falta de respeito e não ter limites. Quanto aos sentimentos dos autores: covardia, ódio e como não perdedor; e dos alvos: ódio, desejo de vingança, tristeza, inferioridade e desconsiderado/insignificante. Portanto, o estudo sobre a violência escolar a partir dos autores e alvos da agressão evidenciam as dimensões ideológicas e psicológicas implicadas nas relações sociais e que colocam à mostra a cruel e contraditória realidade frente à violência escolar. Não se pode negligenciar que a repetição compulsiva dos atos de violência acaba por levar alunos e professores a se acomodarem diante de sua existência, a se tornarem indiferentes frente à barbárie.
Downloads
Métricas
Referências
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1944-1985.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISA (ABEP). Critério de Classificação Econômica do Brasil (CCEB), 2008. Disponível em: <http://www.abep.org/criterio-brasil>. Acesso em: 17 nov. 2016.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense S.A., 1963-1984.
CROCHICK, José Leon; CROCHICK, Nicole. Bullying, preconceito e desempenho escolar: uma nova perspectiva. São Paulo: Benjamin, 2017.
CROCHICK, José Leon. Preconceito e bullying: marcas da regressão psíquica socialmente induzida. Psicologia USP, v. 30, p. 1-11, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pusp/v30/1678-5177-pusp-30-e190006.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2020.
CROCHÍK, José Leon. A formação do indivíduo e a dialética do esclarecimento. Nuances - Vol. VII - N. 7 - Setembro de 2001, p. 1-9. Disponível em: <https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/129/172>. Acesso em: 28 jul. 2020.
CROCHÍK, José Leon. Preconceito, indivíduo e cultura. São Paulo: Robe, 1997.
CROCHÍK, José Leon. Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade: projeto de pesquisa. São Paulo: USP, 2014 (impresso).
FRANCISCATTI, Kety Valéria Simões. À felicidade na liberdade ou à felicidade na ausência de liberdade. Psicologia & Sociedade, v. 14, n. 1, 2002, p. 123-140. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/psoc/v14n1/v14n1a08.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2020.
FREUD, Sigmund. O Estranho. Edição Standard Brasileiras das Obras Completas de Sigmund Freud, v. XVII, pp. 233-269. Tradução de James Strachey. Rio de Janeiro: Imago, 1919-1996.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. Temas básicos da sociologia. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix; Edusp, 1956-1973.
HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. Tradução de Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Centauro, 1947-2002.
MARCUSE, Herbert. O homem unidimensional: estudos da ideologia da sociedade industrial avançada. Tradução de Robespierre de Oliveira, Deborah Christina Antunes e Rafael Cordeiro Silva. São Paulo: Edipro, 1964-2015.
TODOROV, Tzvetan. Goya à sombra das Luzes. Tradução de Joana Angélica d’Avila Melo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011-2014.