Percepção de professores acerca do bullying

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11180

Palavras-chave:

Violência, Bullying, Percepções docentes

Resumo

Nas últimas décadas, tem-se observado uma forma de violência escolar, com características específicas, denominada bullying, definida como uma intimidação psicológica ou física, intencional e reincidente, dirigida a uma pessoa vista como frágil por seus agressores. A escola parece contribuir com a existência dessa forma de violência ao reforçar hierarquias classificatórias, como é visto na dupla hierarquia definida por Adorno. O artigo objetivou entender a percepção dos docentes sobre o bullying, analisando a definição atribuída por eles, como identificam os casos e como caracterizam o perfil dos alunos que ocupam o papel de vítimas e agressores. As análises foram realizadas por meio das entrevistas com os professores de escolas públicas e dos questionários aplicados aos estudantes das turmas selecionadas. Percebeu-se a inexistência de uma clareza conceitual sobre o bullying e, em alguns casos, uma relativização das situações identificadas como algo comum ao cotidiano escolar ou visto como brincadeira pelos professores. Parte desses resultados encontrou similaridade com os dados quantitativos provenientes do questionário aplicado aos alunos. Entende-se que o ambiente educacional é parte da sociedade global e acaba sendo (re)produtor de violência.

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Biografia do Autor

Luciene Maria Silva, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e doutorado em Educação: História Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. É professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando na graduação e e no Programa de Pós- Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC), desde 2005, orientando no mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação e pesquisa, principalmente os seguintes temas: filosofia e educação, educação inclusiva e preconceito.

Viviane Borges Dias, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UESC); Membro do Grupo de Pesquisa Inclusão e Sociedade - UNEB e do Grupo de Pesquisa Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências - GPeCFEC/UESC.

Jenifer Satie Vaz Ogasawara, Secretaria Municipal da Educação de Salvador

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Salvador (2009), graduação em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado da Bahia (2009) e mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2017). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Salvador e doutoranda do programa de pós graduação em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação especial.

João Max Conceição de Oliveira, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia (2001), com Pós-Graduação (Lato Sensu) em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação e Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, ambas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestrado em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC / UNEB). Gestor escolar e atua na rede estadual de ensino como professor de Artes da educação básica e em Sala de Recursos Multifuncionais. No campo artístico, realizou exposições de artes plásticas denominadas "Cromogeometria", "Âmago" e "ID - Identidades", todas na Casa do Benin (Salvador - BA), entre 2000 e 2002. Desenvolve estudos e pesquisas na área da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e é membro do Grupo de Pesquisa Estudos Sobre Inclusão e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Karla Muniz Belém, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Possui graduação em Biologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2014), especialista "Docência de Biologia" pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e especialista em"Formação Pedagógica para Educação Inclusiva" (UESC). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Inclusão e Sociedade (UNEB) e do Grupo de Pesquisa Estudos sobre violência escolar: bullying e preconceito, do(a) Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2021-04-21

Como Citar

Silva, L. M., Borges Dias, V. ., Vaz Ogasawara, J. S. ., Conceição de Oliveira, J. M., & Muniz Belém, K. (2021). Percepção de professores acerca do bullying. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 9(1), 170–190. https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11180