Destreza motora e desempenho em tarefas escolares de escrita em crianças de 6 a 11 anos de idade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11169

Palavras-chave:

Aprendizagem da Escrita, Habilidade Motora, Psicomotricidade

Resumo

As dificuldades de aprendizagem estão presentes nas salas de aula e podem ocasionar danos irreparáveis como a evasão escolar. Estudos apontam que indivíduos com dificuldades de aprendizagem tendem a apresentar atrasos na coordenação manual, destreza manual e nas habilidades motoras finas. O objetivo desse estudo foi correlacionar o desempenho em testes de destreza manual com o desempenho em tarefas escolares de escrita, em crianças com desenvolvimento típico. Os participantes foram 15 escolares com desenvolvimento típico, entre 6 e 11 anos de idade, que frequentassem escola regular, sendo avaliados com os seguintes instrumentos: Questionário Van Strien para preferência manual, Teste Caixa e Blocos (TCB), Teste de Função Manual Jebsen Taylor (TFMJT) e Teste de Desempenho Escolar (TDE). Na análise estatística verificou-se que 84,62% das crianças caracterizaram-se como destras e 15,38% como ambidestras, além de correlação linear positiva entre o TCB e o TDE, e correlação linear negativa entre o TFMJT e o TDE, e que as crianças apresentaram melhor desempenho de acordo com o aumento da idade. Conclui-se que, houve correlação entre a destreza motora manual e o desempenho nas tarefas escolares de escrita.

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Biografia do Autor

Nadja Moreira da Silva , Universidade Presbiteriana Mackenzie

Fisioterapeuta pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em reabilitação de pessoas com deficiência física incapacitante pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HCFMUSP – Rede Lucy Montoro).

 

 

 

 

Ana Rita Avelino Amorim, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pedagoga e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Bruna Paula Boe De Almeida Turco , Universidade Presbiteriana Mackenzie

Fisioterapeuta pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Aprimoramento em Fisioterapia Esportiva, CETE, Brasil.

Raquel Cymrot, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Estatística, mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo e docente no Curso de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Silvana Maria Blascovi-Assis, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Publicado

2021-07-25

Como Citar

Silva , N. M. da ., Avelino Amorim, A. R. ., Boe De Almeida Turco , B. P. ., Cymrot, R., & Blascovi-Assis, S. M. . (2021). Destreza motora e desempenho em tarefas escolares de escrita em crianças de 6 a 11 anos de idade. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 9(2), 143–158. https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11169