Contação de histórias

Algumas considerações sobre suas concepções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11124

Palavras-chave:

Formação de Professores, Literatura Infantil, Pesquisa Exploratória

Resumo

A contação de histórias (CH) faz parte da vida do ser humano e do seu processo de humanização, na medida em que simboliza a relação do homem com a linguagem e suas formas de representação – entre elas, as pinturas rupestres, os grunhidos e a fala propriamente ditos. Com o passar do tempo, a contação de histórias foi ganhando outros sentidos e outros espaços, conforme o ser humano passou a explorá-los e a ocupá-los. Assim, o objetivo desta investigação foi de saber quais as concepções de contação de histórias emergiam dos trabalhos acadêmico-científicos produzidos nas Ciências Humanas e os aspectos da oralidade que subjaziam a essas concepções. Para a consecução de tal objetivo, foram realizadas uma pesquisa exploratória de base bibliográfica e uma revisão integrativa, com abordagem quanti-qualitativa, para identificar os conceitos de literatura infantil e de contação de histórias, na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Neste trabalho, considera-se que a contação de histórias e a literatura infantil são associadas a uma utilização que precede uma atividade de ensino e ratifica que sua concepção é educativa. Esses resultados possibilitam inferir que, apesar da relevância da contação de histórias, defendida pelos autores que embasaram este estudo, ela ainda é marginalizada, porque se enfatizam a leitura e a escrita em detrimento da oralidade. Destarte, este trabalho contribui para ampliar a discussão sobre a compreensão do espaço que a contação de histórias ocupa na sociedade.

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Biografia do Autor

Andréia de Araújo Santos, Secretaria Municipal da Educação de Salvador

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia e Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade São Bento, Professora das series iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Salvador

Rosemary Lapa de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Licenciatura em Letras, Mestrado em Letras e Linguística e Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Linguística e texto e psicanálise. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, atuando na graduação e na Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC-UNEB). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e contação de Histórias GPELCH

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Publicado

2021-07-25

Como Citar

Santos, A. de A. ., & Oliveira, R. L. de. (2021). Contação de histórias : Algumas considerações sobre suas concepções. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 9(2), 159–175. https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11124