Contação de histórias

Algumas considerações sobre suas concepções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11124

Palavras-chave:

Formação de Professores, Literatura Infantil, Pesquisa Exploratória

Resumo

A contação de histórias (CH) faz parte da vida do ser humano e do seu processo de humanização, na medida em que simboliza a relação do homem com a linguagem e suas formas de representação – entre elas, as pinturas rupestres, os grunhidos e a fala propriamente ditos. Com o passar do tempo, a contação de histórias foi ganhando outros sentidos e outros espaços, conforme o ser humano passou a explorá-los e a ocupá-los. Assim, o objetivo desta investigação foi de saber quais as concepções de contação de histórias emergiam dos trabalhos acadêmico-científicos produzidos nas Ciências Humanas e os aspectos da oralidade que subjaziam a essas concepções. Para a consecução de tal objetivo, foram realizadas uma pesquisa exploratória de base bibliográfica e uma revisão integrativa, com abordagem quanti-qualitativa, para identificar os conceitos de literatura infantil e de contação de histórias, na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Neste trabalho, considera-se que a contação de histórias e a literatura infantil são associadas a uma utilização que precede uma atividade de ensino e ratifica que sua concepção é educativa. Esses resultados possibilitam inferir que, apesar da relevância da contação de histórias, defendida pelos autores que embasaram este estudo, ela ainda é marginalizada, porque se enfatizam a leitura e a escrita em detrimento da oralidade. Destarte, este trabalho contribui para ampliar a discussão sobre a compreensão do espaço que a contação de histórias ocupa na sociedade.

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Biografia do Autor

  • Andréia de Araújo Santos, Secretaria Municipal da Educação de Salvador

    Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia e Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade São Bento, Professora das series iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Salvador

  • Rosemary Lapa de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

    Licenciatura em Letras, Mestrado em Letras e Linguística e Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Linguística e texto e psicanálise. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, atuando na graduação e na Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC-UNEB). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e contação de Histórias GPELCH

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Publicado

2021-07-25

Como Citar

Contação de histórias : Algumas considerações sobre suas concepções. (2021). Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 9(2), 159-175. https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11124