Gestão na educação infantil

Diretoras de pré-escolas, seus saberes e sua formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.10898

Palavras-chave:

Educação Infantil, Pré-escola, Formação de Gestores

Resumo

Neste artigo são apresentados resultados de pesquisa de mestrado que focalizou a gestão na Educação Infantil, mais especificamente na pré-escola, a partir da investigação dos saberes de diretoras de escola sobre sua profissão. A especificidade da gestão nessa etapa da Educação Básica e a importância dos diretores de creches e pré-escolas no estabelecimento de uma Educação Infantil de qualidade vêm sendo apontadas em estudos recentes, assim como lacunas nas pesquisas nessa área (KRAMER, 2011; FERNANDES; CAMPOS, 2015; CAMPOS et al., 2012). O estudo aqui relatado, de natureza qualitativa (ANDRÉ, 2013), teve como objetivo identificar, do ponto de vista dos sujeitos, saberes necessários para sua atuação na gestão de pré-escolas, além de contribuições e limitações de seus cursos de formação inicial e continuada para a atuação como diretora de escola que atende crianças de quatro a cinco anos. Foram entrevistadas sete diretoras de pré-escolas de um município de médio porte do noroeste paulista. Resultados apontam para a necessidade de políticas de formação dessas profissionais que focalizem a especificidade da gestão nas instituições que atendem crianças pequenas.

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Biografia do Autor

  • Renata Boiatti Migliorança Galisteu, Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto

    Mestre em Ensino e Processos Formativos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, câmpus de São José do Rio Preto.  

  • Maévi Anabel Nono, Unesp

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, câmpus de São José do Rio Preto. 

     

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Publicado

2021-07-25

Como Citar

Galisteu, R. B. M., & Nono, M. A. (2021). Gestão na educação infantil : Diretoras de pré-escolas, seus saberes e sua formação. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 9(2), 197-216. https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.10898