Desafios atuais da educação em direitos humanos

Autores

  • Isabelino Siede Universidad Nacional de La Plata, Universidad Nacional de Moreno, Universidad Nacional de la Patagonia Austral

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10823

Palavras-chave:

Educação, Direitos humanos, Curriculo

Resumo

O que significa educar em direitos humanos hoje? Para quem é relevante que essa educação exista? Este artigo aborda as tensões entre a expectativa de educação em direitos humanos que prevaleceu no contexto inicial de sua formulação transnacional e a que pode ser postulada hoje. A partir daí, apresenta desafios para o ensino em torno da liberdade, solidariedade e identidades plurais em igual dignidade, como temas de crítica e reorientação da sociedade contemporânea. O direito de aprender os direitos humanos também inclui o direito de manter aberta a suspeita sobre o uso dessa categoria jurídico-política como ferramenta emancipatória ou instrumento de dominação. Afirmar isso implica uma posição permanente de ensino cooperativo, longe de qualquer certeza rígida, ao avaliar seu poder de educar sujeitos críticos, criativos e comprometidos, dispostos a participar da construção de um projeto coletivo para toda a espécie.

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Biografia do Autor

Isabelino Siede, Universidad Nacional de La Plata, Universidad Nacional de Moreno, Universidad Nacional de la Patagonia Austral

Doutor em Ciências da Educação (Universidad de Buenos Aires, UBA) e Bacharel em Ciências da Educação (UBA). Atua como docente e pesquisador na Universidad Nacional de La Plata, na Universidad Nacional de Moreno e na Universidad Nacional de la Patagonia Austral. Seus livros mais recentes são "Hacia una didáctica de la educación ciudadana" (Compilador. Homo Sapiens, 2020), "Entre familias y escuelas" (Paidós, 2017) e "Peripecias de los derechos humanos en el currículo escolar de Argentina" (Eudeba, 2017).

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Publicado

2020-07-26

Como Citar

Siede, I. (2020). Desafios atuais da educação em direitos humanos. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(2), 31–45. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10823