Desafios atuais da educação em direitos humanos
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10823Palavras-chave:
Educação, Direitos humanos, CurriculoResumo
O que significa educar em direitos humanos hoje? Para quem é relevante que essa educação exista? Este artigo aborda as tensões entre a expectativa de educação em direitos humanos que prevaleceu no contexto inicial de sua formulação transnacional e a que pode ser postulada hoje. A partir daí, apresenta desafios para o ensino em torno da liberdade, solidariedade e identidades plurais em igual dignidade, como temas de crítica e reorientação da sociedade contemporânea. O direito de aprender os direitos humanos também inclui o direito de manter aberta a suspeita sobre o uso dessa categoria jurídico-política como ferramenta emancipatória ou instrumento de dominação. Afirmar isso implica uma posição permanente de ensino cooperativo, longe de qualquer certeza rígida, ao avaliar seu poder de educar sujeitos críticos, criativos e comprometidos, dispostos a participar da construção de um projeto coletivo para toda a espécie.
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