O Ensino domiciliar como política pública no Brasil

uma alternativa às escolas?

Autores

  • Carolline Septimio Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Márcio de Souza Pessoa Faculdade Integrada Brasil Amazônia- FIBRA

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10777

Palavras-chave:

Homeschooling, Políticas públicas, Educação

Resumo

O homeschooling consiste em um modelo de ensino contínuo no qual a família se dispõe a presidir diretamente o processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes até o final da educação básica. Tal prática não é permitida no ordenamento jurídico brasileiro, porém a discussão ganha novo fôlego tanto por movimentação política quanto pelo julgamento de um recurso paradigma no Supremo Tribunal Federal. Nesse cenário, o objetivo deste artigo á analisar os desdobramentos de uma possível regulamentação do ensino domiciliar na formação das crianças e adolescentes. Como objetivos específicos, destaca-se: identificar os principais atores que marcam a questão do homeschooling no Brasil; analisar os fundamentos apresentados para justificar a implementação de uma política pública regulando a problemática; estudar as estruturas elementares das políticas públicas, em especial aquelas ligadas à educação básica e identificar os gargalos das políticas públicas educacionais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, através de análise qualitativa. Neste sentido, afirma-se que a regulamentação dos projetos de Lei pela liberação do homeschooling não se mostra como uma solução capaz de resolver ou ao menos mitigar o problema, já que atenderia apenas a uma parcela muito reduzida da população que teria condições econômicas de suprir as escolas no âmbito doméstico, sendo a educação obrigação dos responsáveis para com o educando, um poder-dever, da família tanto quanto do Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carolline Septimio, Universidade do Estado de Santa Catarina

Coordenadora do Curso de Pedagogia na Faculdade Estácio e servidora efetiva no cargo de Especialista em Educação pela Secretaria de Estado de Educação do Pará- (SEDUC). Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina- (UDESC). 

Márcio de Souza Pessoa, Faculdade Integrada Brasil Amazônia- FIBRA

Procurador do Estado do Pará. Mestre em Direito pelo Centro Universitário do Pará- CESUPA. É professor do Curso de Direito na Faculdade Integrada Brasil Amazônia- FIBRA

Referências

ANDRADE, Edison Prado de. Educação familiar desescolarizada como um direito da criança e do adolescente: relevância, limites e possibilidades na ampliação do direito à educação. São Paulo. 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/. Acesso em: 12 de maio de 2019.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 01 jun. 2019.

BRASIL. Lei n. 10.406, 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 jan. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2002/L10406compilada.htm. Acesso em: 30 de maio de 2019.

BODIN DE MORAES, Maria Celina; SOUZA, Eduardo Nunes de. Educação e cultura no Brasil: a questão do ensino domiciliar. Civilistica.com. Rio de Janeiro, a. 6, n. 2, 2017. Disponível em: <http://civilistica.com/educacao-e-cultura-no-brasil/>. Acesso em 12 de maio de 2019.

DI GIOVANNI, Geraldo. As estruturas elementares das políticas públicas. Caderno de Pesquisa n 82. Campinas: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), 2009.

DWORKIN, Ronald. Levando os Direitos a Sério. Tradução de Nelson Boeira. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2017. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 15 de maio de 2019.

MOREIRA, Alexandre Magno Fernandes. Homeschooling: uma alternativa constitucional à falência da Educação no Brasil. 18 de dezembro de 2008. Disponível em http://www.lfg.com.br. Acesso em 15 de maio de 2019.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A língua da escola alienante ou emancipadora. In: LARROSA, Jorge. Elogio da Escola. Ed. Autêntica. Belo Horizonte, 2017.

NEWMAN, Alex. In Berlin, Global Homeschooling Leaders Unveil Historic Declaration. The new american daily highlights. 04.11.12. Disponível em: https://www.thenewamerican.com/world-news/europe/item/13507-in-berlin-globalhomeschooling-leaders-unveil-historic-declaration. Acesso em 12 de maio de 2019.

SARAVIA, Enrique. Introdução à teoria da política pública. In: SARAVIA, Enrique; FERRAREZI, Elisabete. (Org.). Políticas públicas. Coletânea. Vol. 1, ENAP, 2006.

SECCHI, Leonardo. Políticas Públicas: Conceitos, Esquemas de Análise, Casos Práticos – São Paulo: Cengage Learning, 2012.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

TOLEDO, Gastão Alves de. Grupos de pressão no Brasil. São Paulo, Instituto dos Advogados de São Paulo, 1985.

Downloads

Publicado

2020-08-09

Como Citar

Septimio, C., & de Souza Pessoa, M. (2020). O Ensino domiciliar como política pública no Brasil : uma alternativa às escolas?. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(2), 133–146. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10777