Educação em direitos humanos na educação básica
Indicadores da produção científica
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10715Palavras-chave:
Direitos humanos e educação, Educação básica, Produção de conhecimentoResumo
A Educação em Direitos Humanos (EDH) tem sido objeto de estudo, de investigação, de luta e de resistência. No Brasil, o Plano Nacional de EDH representou uma conquista na disseminação das prerrogativas atinentes à dignidade humana e de formação cidadã para a vivência democrática. Em face das múltiplas potencialidades analíticas, o presente artigo objetivou construir indicadores da produção científica brasileira sobre a EDH na Educação Básica, considerando os artigos publicados em duas bases de dados, reconhecidas pela relevância e pelo alcance, a Plataforma de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Scientific Electronic Library Online (SciELO). A metodologia fundamentou-se na análise bibliométrica, com levantamento dos dados, por meio de descritores nas plataformas digitais, registro das informações em formato de planilha do software Excel e posterior elaboração de gráficos com os indicadores. Os resultados, que abrangeram publicações de 2004 a 2019, majoritariamente da base CAPES, apontaram uma concentração das pesquisas na região Sudeste; a prevalência de trabalhos em coautoria feminina; a maior utilização de fontes indiretas; que “direitos humanos” foi a palavra-chave de maior incidência; e currículo o tema mais recorrente nos artigos sobre EDH na Educação Básica. Espera-se que o estudo contribua para a compreensão da produção científica na área e promova a construção de pesquisas que aprofundem e ampliem o conhecimento relativo à EDH na Educação Básica.
Downloads
Métricas
Referências
BRANDAU, Ricardo; MONTEIRO, Rosangela; BRAILE, Domingo M. Importância do uso correto dos descritores nos artigos científicos. Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery, São José do Rio Preto, v. 20, n. 1, p. VII-IX, Mar. 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382005000100004>. Acesso em: 29 maio 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1988.
BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, 2018.
BRAVO, Aline Droppe. Análise bibliométrica da produção científica sobre direitos das pessoas com deficiência. 2013. 135f. Tese (Doutorado em Educação Especial). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos humanos: desafios atuais. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et al. (Orgs.). Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007, p. 399-412.
CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos humanos: questões pedagógicas. In: BITTAR, Eduardo C. B. (Org.). Educação e metodologia para os direitos humanos. São Paulo: Quartier Latin, 2008, 285-298.
CARVALHO, José Sérgio et al. Formação de professores e educação em direitos humanos e cidadania: dos conceitos às ações. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 435-445, set./dez. 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a04v30n3.pdf>. Acesso em: 30 maio 2020.
CLARIVATE ANALYTICS. Research in Brazil. [S. l.]: Clarivate Analytics, 2017. Disponível em: <https://propp.ufms.br/coordenadorias/research-in-brazil-report-for-capes-by-clarivate-analytics/>. Acesso em: 30 maio 2020.
COSTA, Pietro. O discurso da cidadania e a diferença de gênero. RDUno, v. 2, 287-308, jan.-dez. 2019. Disponível em: <https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/RDUno/article/view/5290 >. Acesso em: 20 maio 2020.
ELSEVIER. Gender in the global research landscape: analysis of research performance through a gender lens across 20 years, 12 geographies, and 27 subject areas. [S. l.]: CleverºFranke, 2017. Disponível em:
<https://www.elsevier.com/__data/assets/pdf_file/0008/265661/ElsevierGenderReport_final_for-web.pdf>. Acesso em 30: maio 2020.
FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Direitos humanos e educação libertadora: gestão democrática da educação pública na cidade de São Paulo. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
INEP. Thesaurus Brasileiro da Educação. Disponível em: <http://inep.gov.br/thesaurus-brasileiro-da-educacao>. Acesso em: 30 maio 2020.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MIRA, Ane Patrícia Viana José de; CARVALHO, Vivian Cristina Alves de. Gestão escolar humanizadora: possibilidades na promoção da educação em direitos humanos. Educação e Emancipação, v. 13, n. 1, p. 163-182, jan./abr. 2020. Disponível em: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/13604>. Acesso em: 30 maio 2020.
RIBEIRO, Eduardo Adão; NOZU, Washington Cesar Shoiti. Estudo bibliométrico sobre a educação em direitos humanos no Brasil. In: MENEGUETTI, Luciano (Org.). Educação em direitos humanos na América Latina: atualidade, desafios e perspectivas. Birigui: Boreal, 2019, p. 166-194.
ROCHA, Ana Cláudia dos Santos; NOZU, Washington Cesar Shoiti. Educação em direitos humanos: notas reflexivas para a formação universitátia. In: DIÓGENES, Elione Maria Nogueira; BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino (Orgs.). Educação em direitos humanos: paz, democracia e justiça social. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018, p. 129-146.
RODRIGUES NETO, Antônio; NOZU, Washington Cesar Shoiti; ROCHA, Ana Cláudia dos Santos. Direito à educação cidadã: reflexões sobre o Programa Escola Sem Partido. Educação em Revista, Marília, v. 20, p. 83-98, 2019, Edição Especial. Disponível em: <http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/9374>. Acesso em: 28 maio 2020.
RODRIGUES, Fernanda Martins Castro; NOZU, Washington Cesar Shoiti; COIMBRA NETO, João Paulo. Educação, direitos humanos e cidadania: fundamentos para a inclusão escolar da pessoa com deficiência. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, n. 7, v. 1, p. 173-190, jan./jun., 2019. Disponível em: <https://www3.faac.unesp.br/ridh/index.php/ridh/article/view/665>. Acesso em: 28 maio 2020.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Aida Maria Monteiro. Direitos humanos na educação básica: qual o significado? In: SILVA, Aida Maria Monteiro; TAVARES, Celma (Orgs.). Políticas e fundamentos da educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010, p. 41-63.
SILVA, Márcia Regina da. Análise bibliométrica da produção científica docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial / UFSCar: 1998-2003. 2004. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.
SILVA, Márcia Regina da; HAYASHI, Carlos Roberto Massao; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Análise bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que atuam no campo. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p.110-129, jan/jun 2011. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42337>. Acesso em: 20 maio 2020.