Educação em direitos humanos na educação básica

Indicadores da produção científica

Autores

  • Washington Cesar Shoiti Nozu Universidade Federal da Grande Dourados
  • Eduardo Adão Ribeiro Faculdade Anhanguera de Dourados
  • Rafael Lamera Giesta Cabral Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10715

Palavras-chave:

Direitos humanos e educação, Educação básica, Produção de conhecimento

Resumo

A Educação em Direitos Humanos (EDH) tem sido objeto de estudo, de investigação, de luta e de resistência. No Brasil, o Plano Nacional de EDH representou uma conquista na disseminação das prerrogativas atinentes à dignidade humana e de formação cidadã para a vivência democrática. Em face das múltiplas potencialidades analíticas, o presente artigo objetivou construir indicadores da produção científica brasileira sobre a EDH na Educação Básica, considerando os artigos publicados em duas bases de dados, reconhecidas pela relevância e pelo alcance, a Plataforma de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Scientific Electronic Library Online (SciELO). A metodologia fundamentou-se na análise bibliométrica, com levantamento dos dados, por meio de descritores nas plataformas digitais, registro das informações em formato de planilha do software Excel e posterior elaboração de gráficos com os indicadores. Os resultados, que abrangeram publicações de 2004 a 2019, majoritariamente da base CAPES, apontaram uma concentração das pesquisas na região Sudeste; a prevalência de trabalhos em coautoria feminina; a maior utilização de fontes indiretas; que “direitos humanos” foi a palavra-chave de maior incidência; e currículo o tema mais recorrente nos artigos sobre EDH na Educação Básica. Espera-se que o estudo contribua para a compreensão da produção científica na área e promova a construção de pesquisas que aprofundem e ampliem o conhecimento relativo à EDH na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Washington Cesar Shoiti Nozu, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em Fronteiras e Direitos Humanos (PPGFDH) da UFGD. Doutor e Mestre em Educação pela UFGD. Especialista em Educação, Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Eduardo Adão Ribeiro, Faculdade Anhanguera de Dourados

Professor da Faculdade Anhanguera de Dourados. Mestre em Fronteiras e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI). 

Rafael Lamera Giesta Cabral, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e em Administração Pública (PROFIAP) da UFERSA. Doutor em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

 

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Publicado

2020-08-09

Como Citar

Shoiti Nozu, W. C. ., Ribeiro, E. A., & Lamera Giesta Cabral, R. . (2020). Educação em direitos humanos na educação básica: Indicadores da produção científica. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(2), 63–80. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10715