Educação em direitos humanos na educação básica

Reflexões sobre sua prática pedagógica em escolas pública

Autores

  • Celma Tavares NEPEDH/Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10710

Palavras-chave:

Educação em direitos humanos, Educação básica, Prática pedagógica

Resumo

A educação em direitos humanos (EDH), área de conhecimento recente no Brasil, implica um processo de formação do sujeito de direitos. Nos anos 2000 esse campo avançou com instrumentos normativos e ações nas esferas governamental e não governamental. A sua inserção na educação básica tem ocorrido com atividades mais pontuais e raramente como uma política envolvendo toda a rede de ensino. Nesse processo, o olhar para a prática pedagógica, junto com as estratégias metodológicas e opções curriculares, é fundamental porque esta deve ser efetivada em consonância com os princípios dos direitos humanos. Assim, este trabalho objetiva discutir as perspectivas da prática pedagógica em direitos humanos baseado em estudos desenvolvidos no período 2012-2017 em escolas públicas em Pernambuco. A opção metodológica foi pela abordagem qualitativa, incluindo a pesquisa-ação, com análise de conteúdo para o exame do material coletado, e utilizando-se como referencial teórico os principais autores e autoras latino-americanos e brasileiros da área. De forma geral, os dados apontaram modelos de disciplinaridade e de transversalidade e que estes têm influenciado as práticas pedagógicas em direitos humanos. Neste sentido, os resultados assinalam a importância de seguir investindo no processo formativo e de produção do conhecimento para que a EDH contribua para a democratização dos espaços educativos e de toda a sociedade.

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Biografia do Autor

Celma Tavares, NEPEDH/Universidade Federal de Pernambuco

Possui Graduação em Comunicação Social - Unicap (1995) e em Pedagogia - Unip
(2015), Mestrado em Ciência Política - UFPE (1999), Especialização em Educação em
Direitos Humanos – Instituto Interamericano de Direitos Humanos (2011), Doutorado
em Direitos Humanos - Universidade de Salamanca/Espanha (2006), Pós-Doutorado
em Educação - UFPE (2013 e 2018) e Pós-Doutorado em Direitos Humanos e Direitos
Sociais – Universidade de Salamanca (2020). Atualmente realiza estância de
investigação no Seminário Internacional de História Contemporânea dos Direitos
Humanos, na Universidade de Salamanca. Fundadora e vice-coordenadora do Núcleo
de Estudos e Pesquisas de Educação em Direitos Humanos da Universidade Federal
de Pernambuco. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Educação em Direitos
Humanos, Diversidade e Cidadania (CNPq). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa
Dimensões dos Direitos Humanos do Instituto Jurídico Portucalense, da Universidade
Portucalense/Portugal. Docente no Programa de Pós-Graduação em Direitos
Humanos da UFPE entre 2013-2018. Tem experiência e publicações na área de
Educação em Direitos Humanos, atuando com os temas: direitos humanos, gênero,
comunicação e memoria.

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Publicado

2020-08-09

Como Citar

Tavares, C. (2020). Educação em direitos humanos na educação básica: Reflexões sobre sua prática pedagógica em escolas pública. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(2), 46–62. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10710