Reflexões sobre a relação família e escola em territórios de vulnerabilidade social

Autores

  • Eduardo Fraga de Almeida Prado Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Luiz Renato Rodrigues Carreiro Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marcos Vinícius de Araújo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Enzo Banti Bissoli Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Leonardo Torres Carrera Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10483

Palavras-chave:

Vulnerabilidade social, Relações de poder, Escola

Resumo

Família e escola são consideradas instituições fundamentais para a garantia do direito à educação. São Paulo apresenta elevado índice de desigualdade, fato que reflete na garantia do direito à educação de qualidade em contexto de vulnerabilidade social. O objetivo deste ensaio residiu em investigar potencialidades, conflitos e impasses no envolvimento entre família e escola para a garantia do direito à educação. Para tanto, argumentamos em favor de que o arcabouço conceitual e a análise do discurso, tal como preconizadas por Michel Foucault, consistem em recursos teórico e metodológico pertinentes para a pesquisa em educação  haja vista a valorização da escuta dos discursos e das práticas daqueles  que integram a relação família e escola. Uma vez escutados, tais discursos e práticas poderão ser refletidos e criticados, gerando a possibilidade da criação de narrativas e estratégias voltadas à construção de educação de qualidade em contexto de vulnerabilidade social.

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Biografia do Autor

Eduardo Fraga de Almeida Prado, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor  do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Luiz Renato Rodrigues Carreiro, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Marcos Vinícius de Araújo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Enzo Banti Bissoli, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leonardo Torres Carrera, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

2020-04-22

Como Citar

Fraga de Almeida Prado, E., Renato Rodrigues Carreiro, L., Vinícius de Araújo, M. ., Banti Bissoli, E. ., & Torres Carrera, L. (2020). Reflexões sobre a relação família e escola em territórios de vulnerabilidade social. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(1), 18–32. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10483