Reflexões sobre a relação família e escola em territórios de vulnerabilidade social

Autores

  • Eduardo Fraga de Almeida Prado Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Luiz Renato Rodrigues Carreiro Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marcos Vinícius de Araújo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Enzo Banti Bissoli Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Leonardo Torres Carrera Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10483

Palavras-chave:

Vulnerabilidade social, Relações de poder, Escola

Resumo

Família e escola são consideradas instituições fundamentais para a garantia do direito à educação. São Paulo apresenta elevado índice de desigualdade, fato que reflete na garantia do direito à educação de qualidade em contexto de vulnerabilidade social. O objetivo deste ensaio residiu em investigar potencialidades, conflitos e impasses no envolvimento entre família e escola para a garantia do direito à educação. Para tanto, argumentamos em favor de que o arcabouço conceitual e a análise do discurso, tal como preconizadas por Michel Foucault, consistem em recursos teórico e metodológico pertinentes para a pesquisa em educação  haja vista a valorização da escuta dos discursos e das práticas daqueles  que integram a relação família e escola. Uma vez escutados, tais discursos e práticas poderão ser refletidos e criticados, gerando a possibilidade da criação de narrativas e estratégias voltadas à construção de educação de qualidade em contexto de vulnerabilidade social.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Fraga de Almeida Prado, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Professor  do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

  • Luiz Renato Rodrigues Carreiro, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie

  • Marcos Vinícius de Araújo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Professor do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie

  • Enzo Banti Bissoli, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Professor do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie

  • Leonardo Torres Carrera, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

2020-04-22

Como Citar

Fraga de Almeida Prado, E., Renato Rodrigues Carreiro, L., Vinícius de Araújo, M. ., Banti Bissoli, E. ., & Torres Carrera, L. (2020). Reflexões sobre a relação família e escola em territórios de vulnerabilidade social. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(1), 18-32. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10483