A polêmica de uma escola sem partido:
pelo sim/pelo não à doutrinação
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10448Palavras-chave:
Pré-construído, Interdiscurso, Escola Sem PartidoResumo
Tendo como referência a Análise do Discurso Francesa, neste artigo descrevemos/interpretamos sentidos do sintagma nominal Escola sem Partido em sua relação com os termos liberdade de expressão, doutrinação, educação e professor, em duas formações discursivas (FDs): (i) a formação discursiva conservadora (FDCons.); (ii) a formação discursiva progressista (FDProg.). Tomando como ferramenta os conceitos de pré-construído e interdiscurso, demonstramos que, para cada posição dada, o saber político garante a evidência do sentido para o sujeito que, pela exterioridade da FD, é levado a identificar-se com um ou outro sentido estabilizado para Escola sem Partido. Nosso corpus é composto por cinco projetos de lei, três para a FD conservadora e dois para a FD progressista, além de uma matéria publicada no Portal Carta Maior que representa o posicionamento do movimento Professores contra o Escola Sem Partido.
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Referências
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