A Influência de oficinas com jogos de regras na avaliação dos pais sobre aspectos cognitivos e afetivos de crianças com TDAH

Autores

  • Daniela Dadalto Ambrozine Missawa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Claudia Broetto Rossetti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mônica Cola Cariello Brotas Corrêa Universidade Vila Velha

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10286

Palavras-chave:

TDAH, pais, jogos de regras

Resumo

O estudo acerca das relações entre afetividade e cognição em crianças com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um tema atual e complexo. O objetivo deste estudo foi analisar como a participação dos pais em oficinas de jogos de regras, juntamente com o filho com TDAH, contribui para modificação da percepção dos mesmos com relação a aspectos da afetividade e da cognição dessas crianças. Participaram do estudo oito-díades responsável-criança com TDAH. Foram utilizados como instrumentos os laudos psicológicos das crianças, o “Protocolo para hipótese diagnóstica para TDAH” e o protocolo de “Histórias Sobre os Aspectos Afetivos” preenchidos pelos pais antes e após as oficinas. Os resultados demonstraram a ocorrência de alterações positivas e negativas nas avaliações dos pais acerca dos seus filhos. Observou-se que as oficinas com jogos de regras contribuíram para alterações na percepção dos pais acerca dos filhos com TDAH.

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Biografia do Autor

Daniela Dadalto Ambrozine Missawa, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017). Atualmente é bolsista FAPES de Pós-Doutorado e desenvolve atividades de pesquisa, docência e orientação no Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFES.

Claudia Broetto Rossetti, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001). Concluiu Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo em 2011. É Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo, tendo atuado no Departamento de Psicologia de 2000 a 2008 e passando a atuar no Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento a partir de 2008. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP/UFES) desde 2002 tendo exercido a função de Coordenadora do PPGP/UFES (biênio 2015-2017). Atua na linha de Processos de Desenvolvimento, tendo interesse em investigar: aspectos afetivos e grupais do desenvolvimento de adultos, envelhescência, ludicidade e criatividade.

Mônica Cola Cariello Brotas Corrêa, Universidade Vila Velha

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Possui mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005).Coordenadora Pedagógica do Curso de Medicina da Universidade Vila Velha ES. Professsora dos Cursos de Medicina e Psicologia da Universidade de Vila Velha ES. Especialista em Ativição de processos de mudança na formação superior em saude pela FIOCRUZ/MS e Gestão Pedagógica de Escola Técnicas de Saúde (UFMG/MS). Atualmente compõe a equipe de educação permanente da ETSUS Vitória ES- Secretaria Municipal de Saúde de Vitória. Atua na área de psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento com foco em estudos sobre Intervenção Precoce em Transtorno do Espectro do Autismo.

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Publicado

2020-04-22

Como Citar

Dadalto Ambrozine Missawa, D., Broetto Rossetti, C. ., & Cola Cariello Brotas Corrêa, M. . (2020). A Influência de oficinas com jogos de regras na avaliação dos pais sobre aspectos cognitivos e afetivos de crianças com TDAH. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(1), 49–65. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10286